Paixão de Cristo é encenada hoje em cidades da região

Realizada tradicionalmente nos municípios, celebração tem como objetivo o resgate dos últimos passos de Jesus Cristo na terra

VARIEDADES - Estevão Salomão

Data 25/03/2016
Horário 09:13
 

Juntos, os municípios de Presidente Prudente, Álvares Machado, Santo Anastácio e Rancharia, devem reunir pelo menos 19 mil pessoas na encenação da Paixão de Cristo, celebrada tradicionalmente nestas respectivas cidades hoje.

Conforme os coordenadores envolvidos, o momento gratuito e aberto ao público tem como objetivo evidenciar os últimos passos de Jesus Cristo na terra, retomando desde seu nascimento – que deve ter ocorrido nos arredores da Palestina, no ano 6 a.C. -, até sua morte e ressurreição,  vivenciada provavelmente no mês de abril dos anos 30.

Jornal O Imparcial Em Santo Anastácio, fidelidade da encenação é uma característica do evento tradicional

Sendo assim, cada grupo de oração, composto em sua maioria por jovens e adolescentes, são os responsáveis por reproduzir através da encenação os acontecimentos da "Paixão de Cristo", que inclui todos os personagens da história.

Com expectativa para 7 mil pessoas, a Paróquia São Judas, de Prudente, realiza o teatro a partir das 20h, defronte a própria igreja. De acordo com o padre Silvio Costa Oliveira, um dos organizadores da festividade, esta é a 7ª edição do evento e, assim como os anos anteriores, representa um ponto de encontro de todas as procissões da cidade, realizadas por pelo menos 24 paróquias.

Ainda em Prudente, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Vila Maristela, promove a 3ª edição da encenação, realizada na Praça da Matriz da própria igreja, a partir das 20h. Conforme o padre responsável, Rodrigo Gomes, é esperado um público médio de 3 mil pessoas. "Assim como as demais, a peça conta toda história de Jesus", acrescenta.

Em Álvares Machado, a representação ocorre às 20h, no Campo Municipal, onde são previstos 5 mil pessoas, os quais devem acompanhar a 12ª edição do acontecimento, distribuído desta vez em três palcos distintos, encarregados de contar toda narrativa proposta. Segundo o padre coordenador da cerimônia, Jurandir Severino de Lima, esta é uma organização do Círculo Católico Estrela da Manhã, e Pastoral da Juventude, compostos por 80 jovens.

 

Anastácio e Rancharia

Por sua vez, Santo Anastácio conclui os últimos preparativos no Estádio Municipal José Spaus da Silva, que receberá a partir das 20h, o grupo teatral nas Asas do Senhor, que executará em sua 6ª edição, 13 cenas. Conforme a responsável pela organização, Adriana Correa Ferreira, 27 anos, o espaço também será composto por praça de alimentação, "para maior conforto da sociedade". Cerca de 2 mil pessoas são aguardadas.

Por fim, o jornalista Victor Hugo de Souza Santos, 24 anos, coordenador pela ação em Rancharia, explica que o ambiente recebe a população a partir das 18h, com estimativa para 2 mil pessoas. "Os preparativos estão sob responsabilidade da Massa ", conclui.

 

A encenação

De acordo com o  bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos, o momento possui como característica a reprodução dos conceitos cristãos quanto os últimos momentos de Jesus Cristo, onde incluí a segunda-feira representando a benção concedida por Maria a seu filho; a "figueira seca ou amaldiçoada" que simboliza o terceiro dia da trajetória santa; a quarta-feira conhecida como o dia das trevas, que na história ficou conhecida como o dia de ira, angústia e aflição após a morte de Jesus; quinta-feira como relembrança da última ceia dos apóstolos; já a crucificação é revivida na Sexta-feira Santa, também conhecida como Sexta-feira da Paixão. Sábado possui como característica o jejum, sendo um sinal de respeito e luto à morte do Messias; por fim, o domingo festivo exalta a ressurreição de Cristo. Sendo estes os capítulos de cada uma das encenações mencionadas.
Publicidade

Veja também