Palestra aberta ao público discute segurança e medidas preventivas nas escolas em Prudente

Iniciativa da Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura, ocorre na manhã desta quarta-feira, no Teatro Paulo Roberto Lisboa

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 18/04/2023
Horário 15:47
Foto: Arquivo
Evento será realizado no Teatro Paulo Roberto Lisboa, localizado no Matarazzo
Evento será realizado no Teatro Paulo Roberto Lisboa, localizado no Matarazzo

O CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente, realiza nesta quarta-feira, a partir das 10h, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo, uma palestra com o objetivo de tratar sobre segurança e medidas preventivas em ambientes escolares.

O evento é aberto a todos os interessados, autoridades do setor público, gestores, supervisores e outros profissionais da Educação.

O CPI-8 também apresentará atualizações dos trabalhos que vêm sendo feitos pelas equipes de policiamento em relação à segurança nas unidades escolares.

Medidas preventivas

O encontro ocorre após os recentes ataques registrados em unidades de ensino pelo país. Desde então, a Prefeitura definiu estratégias para tornar as escolas espaços mais seguros. Entre elas, estão o aperfeiçoamento do PVSE (Programa de Vizinhança Solidária Escolar), já existente na rede estadual, com implantação na rede municipal, consistindo em um grupo em rede social formado pela direção de cada escola e policiais militares responsáveis pela segurança pública local, a fim de facilitar a comunicação de qualquer ocorrência suspeita na unidade ou no seu entorno; o reforço do controle de acesso às escolas, com a presença dos gestores da unidade na entrada e saída dos alunos, auxiliando os demais funcionários; e capacitação e orientação das equipes de profissionais das unidades escolares quanto aos protocolos para garantia da segurança e bem-estar dos estudantes.

Também são adotadas orientações aos pais e toda a comunidade escolar para combate à desinformação, informações falsas e publicações de autoria desconhecida, bem como a averiguação da veracidade das informações. Quaisquer ocorrências relacionadas à segurança dos alunos devem ser comunicadas às autoridades policiais para a devida investigação. Há ainda o planejamento de estratégias de segurança em toda a comunidade escolar e fortalecimento da cultura da paz; ampliação da rede de videomonitoramento (câmeras de segurança) para todas as escolas municipais, com processo licitatório em andamento; e ampliação da parceria com as redes de proteção do Estado e município, tais como Caps (Centro de Atenção Psicossocial), Conselho Tutelar, Varas da Infância e Juventude e polícias Militar e Civil, a fim de solucionar conflitos no ambiente escolar.

A Prefeitura também passou a oferecer o serviço de supervisão feito por agentes de trânsito da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) no entorno das unidades. Outra medida já em andamento é a ampliação do Programa de Atividade Delegada, em que policiais militares voluntários e no horário de folga são empregados para atuar na preservação da segurança e manutenção da ordem pública. Também houve reforço no programa "Ronda Escolar", com incremento de viaturas da Polícia Militar empregadas na atividade e direcionadas para o policiamento ostensivo nos perímetros dos estabelecimentos de ensino.

Serviço

O teatro fica no Centro Cultural Matarazzo, localizado na Rua Quintino Bocaiúva, nº 749, na Vila Marcondes.

Publicidade

Veja também