Palestra detalha efeitos do aleitamento materno

Além disso, Lourenção reforça que é preciso despertar a comunidade quanto à importância do incentivo à mulher que esteja amamentando.

PRUDENTE - Ynaiê Botelho

Data 02/08/2013
Horário 12:50
 

As atividades alusivas àSemana Mundial de Aleitamento Materno iniciaram ontem, em Presidente Prudente. A abertura foi realizada pela manhã, no anfiteatro do Hospital Regional (HR), onde profissionais da saúde dos 45 municípios pertencentes ao Departamento Regional de Saúde (DRS XI) e acadêmicos participaram de palestras sobre os benefícios do aleitamento materno.

Jornal O Imparcial Abertura da programação reuniu profissionais da saúde e acadêmicos

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano de Prudente, Marilza Domingos da Silva Lourenção, a semana tem como objetivo realizar diversas ações que visam conscientizar sobre a importância da amamentação, além de incentivar novas doadoras de leite materno. "Queremos criar uma parceria com profissionais de diversas áreas. Creio que, assim, estaremos plantando sementes para que no futuro possamos atingir nossos objetivos", afirma.

Além disso, Lourenção reforça que é preciso despertar a comunidade quanto à importância do incentivo à mulher que esteja amamentando. "Precisamos reforçar a importância desse leite para o desenvolvimento das crianças. Também estamos em busca de novas doadoras para atender a demanda do município", relata. Segundo ela, atualmente, no Banco de Leite de Prudente as doações correspondem a 60% da demanda.

 

Participantes

Segundo a coordenadora de pediatria do HR e da Unoeste, Elza Akiko Natsumed Utino, a campanha visa incentivar e sensibilizar todas as classes. "A sociedade precisa valorizar o aleitamento para que futuramente tenhamos crianças saudáveis", enfatiza.

O aluno do 10º termo do curso de Medicina, Ademir Martins Zoratto, 32 anos, também participou das palestras. "Acredito que o objetivo principal dessa semana seja orientar as mães que estão amamentando e, a partir daí, diminuir a mortalidade infantil e a desnutrição", opina. A aluna do 9º termo de Medicina, Leila Amanda dos Santos, 32 anos, compartilha da mesma opinião. "É necessário levar em consideração os benefícios do aleitamento e incentivar a amamentação, visando a saúde das crianças", afirma.

A coordenadora e nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Juliana Santiago Santos, acrescenta que a campanha deve ajudar a informar a população sobre o trabalho realizado no Banco de Leite. "As pessoas desconhecem os benefícios que o aleitamento traz, tanto para as mães quanto para as crianças. Essa divulgação vai esclarecer algumas dúvidas", acredita.

Já a dentista Ida Maria Kuhn Faccioli veio de Indiana para participar das palestras. "É sempre importante reforçar o contato entre mães e filhos. Além de todos os benefícios, a amamentação ajuda no desenvolvimento da arcada dentária e auxilia no bom crescimento dos dentes", explica.

 

Atividades


A semana é realizada por uma comissão formada pelo Banco de Leite Humano, Secretaria Municipal de Saúde, NASF, Hospital Regional, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), DRS XI, Associação Paulista de Medicina, e entidades parceiras.

Durante a semana serão promovidas formações junto aos profissionais e pacientes das unidades do Programa Saúde da Família (PSF). No município, a programação termina dia 8, com um debate na Casa do Médico e uma passeata pelo Parque do Povo. Já no Hospital Regional, as atividades continuam até o dia 9 com ações destinadas às gestantes e puérperas internadas na clínica de ginecologia e obstetrícia.
Publicidade

Veja também