Palestras

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 25/04/2024
Horário 03:33

O Poder Judiciário e o Ministério Público realizaram durante a semana duas importantes palestras voltadas aos alunos da EE PEI (Escola Estadual de Ensino Integral) Dr. Pércio Gomes Gonzales, de Flórida Paulista. As palestras ocorreram na própria unidade escolar, com a psicopedagoga Denise Alves Freire, que tratou o tema: “O papel da família, afeto, responsabilidades e deveres” e também nas dependências do auditório Celso de Castro Scafi, na Secretaria Municipal de Educação, com o capitão PM Eder Mazzini Bressan, que abordou a prevenção ao uso de drogas.

CIRCUITO DE ARTES
O Circuito Sesc de Artes já tem dia e local para ocorrer na cidade de Lucélia, trazendo arte e cultura de forma gratuita para toda população da cidade. De 20 de abril a 26 de maio, praças, ruas e parques de 122 cidades do litoral, interior e Grande São Paulo vão receber mais de 760 atividades gratuitas nas áreas de cinema, circo, dança, literatura, música, teatro, artes visuais e tecnologias. O Circuito Sesc de Artes, em Lucélia, está programado para acontecer no sábado, dia 11 de maio, das 17h às 21h, na Praça Padre Francisco Marh, centro da cidade.

ALIMENTOS
O PAAM (Programa de Aquisição de Alimentos Municipal) continua em execução em 2024. O processo licitatório está aberto para a aquisição de hortifrutis e leite e a sessão de processamento da chamada pública será realizada em 9 de maio de 2024, a partir das 8h30. O valor total estimado é de R$ 489.999,20. De acordo com as autoridades, tudo o que é adquirido é repassado para 12 entidades que atuam no município, que são: Casa do Garoto, Iama, Lar Cristão, Projeto Asa, Órgão Gestor, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Lar dos Velhos, Pai Nosso Lar, Santa Casa, Residência Terapêutica e Inclusiva, Rede de Combate ao Câncer, Arca (Associação dos Renais Crônicos) e Casa da Sopa. As autoridades comentam que o PAAM incentiva a agricultura familiar local e regional, promovendo a inclusão econômica e social.

FONTE
Parte das informações desta coluna, em nível regional, são fornecidas por profissionais do Grupo Folha Regional, grandes admiradores de O Imparcial.

INSPETORIA DE ESPORTES
Há anos, Adamantina é sede regional da Inspetoria de Esportes e Lazer, vinculada à Secretaria Estadual de Esportes e Lazer. Atualmente está instalada na casa que abrigava a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina, localizada na Rua Fioravante Spósito. Porém, o local foi invadido pela enchente que atingiu aquela região da cidade no mês de novembro do ano passado e ficou bastante deteriorado. E assim iniciou-se o impasse entre município e Estado, revelado na semana, quando a IREL realizou uma reunião no local com a participação de professores de educação física representantes de escolas da microrregião de Adamantina sobre os Jogos Escolares 2024, na qual evidenciou-se a situação do imóvel: além do mato nas partes interna e externa, existiam portas quebradas, móveis estragados e, inclusive, dava para ver as marcas nas paredes da altura que subiu a água durante o alagamento. Caso não cheguem a um acordo, o município pode abrir mão de ser sede regional da Inspetoria, o que seria uma perda para a área do Esporte e Lazer.

ABANDONO DE CEMITÉRIO
Mais uma vez, a imprensa regional recebeu reclamações sobre o aspecto que se encontra o Cemitério Municipal de Pacaembu. Atendendo aos pedidos de pessoas da população pacaembuense e de visitantes de cidades da região, que frequentemente vão até o local, repórteres foram checar a situação e se depararam com o retrato de abandono do local. “Há quadras sem o pavimento tomadas por lama, sujeira e outros tipos de objetos. O mato, tem tomado conta tanto dos locais calçados, quanto dos que não possuem a melhoria, crescendo em meio as sepulturas e até em cima de alguns dos túmulos, como um sinal de desrespeito pelos corpos ali depositados e mais ainda, com seus familiares que vivenciam a tristeza de se depararem com a situação quando das visitas ao local”, reportou na semana jornal da região.

FILOSOFANDO EM TROVAS
Grande tristeza do homem:
- É só olhar para trás
E perceber que a infância
Pra ele não volta mais.
                                                    (José Costa)

Publicidade

Veja também