Palhaço Perico agora  está no trânsito, em novo espetáculo teatral

Robertt Moretto se apresenta nesta quarta e sexta-feira, no Matarazzo; peça valoriza a proteção da vida 

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 23/05/2023
Horário 09:00
Foto: Divulgação
Robertt Moretto é um bombeiro que, além de salvar vidas, oferece a alegria do palhaço Perico
Robertt Moretto é um bombeiro que, além de salvar vidas, oferece a alegria do palhaço Perico

Tem espetáculo novo na parada que ronda um intrépido e atrapalhado palhaço bombeiro. Ou um bombeiro palhaço, vivido pelo cabo do 14º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Presidente Prudente, Robertt Moretto. E amanhã e na sexta-feira, a Cia. Aliteatro e a Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) apresentam, gratuitamente, às 8h30, no Centro Cultural Matarazzo, o “Perico no trânsito”, valorizando o sentimento de proteção da vida e estimulando no comportamento de pedestres e motoristas, de uma maneira leve e divertidíssima. 
Segundo a sinopse da nova peça, percebendo os inúmeros sinistros que ocorrem nas estradas e rodovias, o Perico vem imediatamente para socorrer, instruir e conscientizar. E ele faz isso abordando os cuidados necessários para locomoção no trânsito. 
“O público, sendo sujeitos atuantes no cotidiano social, irá ver as técnicas bombeirísticas, desde reboque de veículos ridiculamente miúdos, posturas régias-pomposas-transcendentais de tráfego de transeuntes, até a fórmula quanticamente musicalizada de como proceder diariamente no trânsito”, expõe Robertt. 
Ele explica que a ideia da dramaturgia surge dos universos, por vezes mágicos, do Corpo de Bombeiros e da palhaçaria. 
Conforme o ator, a proposta é sensibilizar o imaginário de crianças e adultos que, muitas vezes, sonham ou já sonharam com a profissão de bombeiro. “A imagem do palhaço surge para permear o onírico e o real, aproximando facilmente da nossa percepção, colocando assim, a figura do bombeiro como um ser comum e acessível, com desejos e anseios, que é falível, traquina e até irascível, e por fim, humano”, frisa ele. 

O herói... o palhaço.

E é essa qualidade humana que faz com que ele desperte seu ser corajoso, aquele a qual não meça esforços no momento de rebocar um veículo extraordinariamente minúsculo, ou ser influencer modístico de como atravessar em segurança.  
“Partindo, então, dessas grandes figuras, onde o bombeiro se aproxima do herói inato e virtuoso, e o palhaço do que é vulnerável e sensível, revela-se à necessidade de se contar a história de um ser heróico através do olhar peculiar, criativo e lúdico que somente o palhaço detém”, acentua Robertt.  
Dessa maneira, segundo o ator bombeiro, ou o bombeiro ator, é possível que o espetáculo atinja o imaginário das pessoas, de todas as faixas etárias, através das simbologias presentes nessas duas figuras, criando, assim, experiências surpreendentes que possam ressignificar um imaginário social já construído, instruindo e conscientizando de maneira lúdica como todos devem olhar para o trânsito e a sua segurança.
“O espetáculo será concebido de maneira que seja apresentado em espaços alternativos. Perico é um espetáculo solo, corajoso como um bombeiro, e ousado como um palhaço. Mas, não é um monólogo, porque o personagem precisa da ajuda do público para superar os desafios e obstáculos impostos pela trama”, destaca Robert Moretto, o “Perico”.


 

Publicidade

Veja também