Pandemia, clima organizacional e o líder

OPINIÃO - João Viggiani

Data 10/07/2020
Horário 04:36

Ruptura. Palavra que descreve o hoje no mundo. Muito do que ligava, rompeu-se abruptamente. Romperam-se: os apertos de mão, os abraços, os tapinhas nas costas, o falar pertinho, as aulas presenciais, as palestras, os programas de auditório, os ofícios religiosos, o almoço de família aos domingos, os churrascos em feriados e fins de semana entre aqueles mundões de amigos... Bem, a lista é infinda.
Nas empresas, romperam-se a convivência diária no escritório, trocada pelo home office; as reuniões presenciais; a cobrança tête-à-tête. O convívio nos refeitórios, a fila apertada no cartão de ponto, o chat no cafezinho, tudo trocado por distanciamento. Mudaram normas e regras: a venda por telefone, antes proibida, agora é norma; as visitas a clientes é que estão proibidas. Treinamentos presenciais, dentro e fora da empresa, substituídos por EaD ou AaD, ou até o TaD. 
Colaboradores e líderes estão tendo que se reinventar. Desaprender o que sabiam. Aprender o que ninguém ainda sabe. Desconstruir e construir num mesmo momento.
Dois fatores críticos se destacam: o líder como exemplo e a visão de futuro manifesta e demonstrada. O verdadeiro líder dá o exemplo. Modela. Orienta. Estabelece a maneira de ser. Estimula comportamentos. O dito: “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” está fadado ao escárnio e ao descrédito, se é que ainda não foi enterrado. O líder verdadeiro “demonstra o que se deve ser”. Vive suas palavras. Tangibiliza seus valores. Assim, de tanto agir com base no que crê, seus valores tornam-se sua personalidade, e daí o comportamento fica em sintonia com as atitudes, os valores. Resultado: competência!
O outro quesito é a visão de futuro. Não aquela padrão: “ser referência ... blá, blá, blá”. Mas uma verdadeira e honesta antevisão de como será a empresa em um ponto futuro, digamos, ao fim da pandemia. Como estarão seus colaboradores nesse cenário futuro? Falar sobre isso é importante. Sempre. Em cada oportunidade. Em cada mensagem. 
Nada de cobranças individuais no Chat Group. Mas elogios, sim. Mantenha seu time unido e coeso em torno do futuro da empresa, que é o futuro de todos.
Reveja os conceitos de liderança: o maior desafio dos líderes, hoje, é aprender a implementar os mesmos princípios num ambiente diferente dos limites da empresa. Estes mudaram, e para sempre.
 

Veja também