Pão em todas as mesas

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 13/11/2022
Horário 04:25

Acontece de 11 a 15 em Recife (PE) o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN). A Igreja reunida ao redor da mesa eucarística agradece a Deus por tão grande dom. O cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro explica que “o CEN quer refletir sobre a importância do Pão Espiritual, que é o próprio Cristo, e também sobre o pão material. Através da partilha da eucaristia que fazemos na Igreja, essa reflexão deve nos levar a partilhar de igual modo o pão material, sobretudo com aqueles que mais sofrem. Jesus nos ensinou a partilhar e, se estamos unidos a Cristo, devemos estar unidos entre os irmãos, olhando as necessidades do próximo”.

O primeiro CEN aconteceu em São Salvador (BA) em 1933. Recife já sediou outra edição, a terceira, com o tema: “A Eucaristia e a vida cristã”. Esta décima oitava edição, mesmo sofrendo duas alterações de data por causa da pandemia da covid-19, teve um ano de preparação, e sua programação pode ser acompanhada pelas mídias católicas, TVs, internet e rádio. Para o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira, “cada encontro, configurado por densa programação espiritual, artística, cultural, precedido de longo tempo de preparação, oferece oportunidade para revisitar o centro e o ápice da vida cristã católica, explicitação de incontestável verdade da fé: a Igreja nasce e vive da Eucaristia. Verdade intocável, que reconhece a centralidade do sacrifício redentor de Cristo, Senhor e Salvador, alicerce da identidade e missão da Igreja.”

Que a eucaristia nos ajude a ser mais irmãos e solidários, atentos às necessidades do próximo. E que, como diz o tema: Pão em todas as mesas, as famílias tenham o alimento diário para saciar a sua fome e, ao mesmo tempo, Cristo se faça presente em todos os lares. A eucaristia é para todos. Jesus não exclui ninguém, mas acolhia pobres, pecadores, doentes, e pregava a inclusão; indo na contramão do que a sociedade de então pensava. Assim também nós, seus seguidores, devemos agir. Não excluir ninguém da refeição eucarística e material.

O 18º CEN é oportunidade para testemunhar a fé junto da família e ensinando aos filhos a importância do Corpo de Cristo. Como Ele foi solidário, sejamos nós também. E lembre-se de que Domingo é o Dia do Senhor, dia de ir à Missa; um católico sem missa não o é. Como os mártires de Abitene, “sem o domingo nós não podemos viver”. * Hoje, comemora-se o 6º Dia Mundial do Pobre: “Jesus Cristo fez-Se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8,9), “uma sadia provocação para nos ajudar a refletir sobre o nosso estilo de vida e as inúmeras pobrezas da hora atual.”

Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!  

 

 

Publicidade

Veja também