Começou nesta quinta-feira a campanha Papai Noel dos Correios 2021. Cartinhas emocionantes escritas por alunos matriculados em escolas públicas, até o 5º ano, e por crianças em situação de vulnerabilidade social, com até 10 anos de idade, estão disponíveis para adoção. Os pedidos dos pequeninos são dos mais variados: bolas, bonecas, calçados e até materiais escolares.
Durante o lançamento, o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, destacou o empenho da estatal em promover a ação em tempos em que a sociedade teve que fortalecer os elos de solidariedade. “Ano passado, a campanha teve que ser inteiramente digital em razão da pandemia que impactou profundamente a vida de todos. Este ato carrega um simbolismo muito grande, já que encontramo-nos em um momento que retomamos, aos poucos, o encontro com os nossos familiares e amigos”, expõe o gestor.
Após o trabalho de seleção, as cartinhas recebidas são disponibilizadas na internet para a adoção de padrinhos e madrinhas, que terão muitas chances para tirar vários sonhos das crianças do papel.
As cartinhas devem ser manuscritas e, depois, fotografadas ou digitalizadas para envio ao blog (blognoel.correios.com.br). É importante enviar uma imagem nítida para que a mensagem possa ser lida e compreendida pelo Papai Noel. As cartas que atenderem aos critérios estabelecidos pela ação são disponibilizadas para adoção no blog da campanha.
Para adotar, é simples e fácil. Basta acessar o blog da campanha. Na página, é preciso clicar em “Adoção On-line” e seguir os passos. Será necessário escolher a localidade para visualizar as cartinhas disponíveis em cada cidade ou município.
A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente, no ponto de entrega mais próximo da localidade, indicada no blog. O atendimento presencial será realizado com atenção aos protocolos de segurança – uso de máscaras e distanciamento –, para evitar aglomerações.
A campanha nasceu pela iniciativa de alguns empregados da estatal que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartinhas escritas por crianças destinadas ao Papai Noel, mas sem endereço. Sensibilizados, alguns deles resolveram adotar as cartinhas e enviar os primeiros presentes. Com o passar do tempo, a ação foi ganhando proporção na empresa e acabou se transformando em um projeto corporativo dos Correios.
A iniciativa visa incentivar a escrita por meio das cartinhas – propagando, entre as crianças, valores como solidariedade e esperança –, e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
"Os Correios convidam a sociedade a participar da maior campanha natalina do país, que há 32 anos ajuda a fazer o Natal de milhares de crianças mais feliz", enfatiza a estatal.