Para ampliar cobertura contra gripe, serviço de vacinação será levado às escolas municipais de Prudente

Imunização ocorrerá no dia 15, na EM Coronel José Soares Marcondes, e no dia 16, na EM Aziz Felipe; alunos devem ter autorização expressa dos pais ou responsáveis

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 09/06/2023
Horário 14:29
Foto: Marcello Casal Junior/Agência Brasil
Imunização contra gripe segue abaixo da meta em Prudente
Imunização contra gripe segue abaixo da meta em Prudente

A Prefeitura de Presidente Prudente anunciou que levará o projeto “Vacina nas Escolas” para escolas da rede municipal de ensino a partir da semana que vem. O trabalho será desenvolvido por equipes da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal).

De acordo com o titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Breno Erbella Casari, a prioridade é a imunização contra a gripe, que ainda segue abaixo da meta no município.

No dia 15 de junho, quinta-feira, a vacinação ocorrerá na Escola Municipal Coronel José Soares Marcondes, no bairro do Bosque. Já no dia 16, sexta-feira, o serviço será oferecido na Escola Municipal Aziz Felipe, no Jardim Itatiaia.

A administração municipal esclarece que só serão vacinados aqueles que tiverem autorização expressa dos pais ou responsáveis.

Antes de chegar à rede municipal, a iniciativa ainda passará por duas unidades particulares: no dia 13, no Colégio São Paulo, e no dia 14, no Colégio Multiplus.

Vacinação contra gripe

De acordo com o Ministério da Saúde, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Segundo a pasta, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. "A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe. Devido a essa mudança dos vírus, é necessário a vacinação anual contra a gripe. Por isso, todo o ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe", expõe.

Este imunobiológico oferecido no SUS (Sistema Único de Saúde) protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul.

Publicidade

Veja também