Para breve

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 30/12/2020
Horário 04:19

A pandemia do coronavírus tem retardado a concessão de 22 aeroportos administrados pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), com a previsão de que a privatização venha a ocorrer em breve.

Sem cumprir

O Aeroporto Estadual de Presidente Prudente está incluído no leilão de concessão, mas lideranças empresariais da cidade estão descontentes com o governador João Doria (PSDB), que não estaria cumprindo cláusula de obrigação.

Novo terminal

Conforme apurado pelo Plantão, em duas ocasiões como candidato e em outra já eleito governador, Doria teria assumido o compromisso de impor a obrigação ao futuro concessionário de construir um novo terminal de passageiros.

Novo acesso

O terminal seria construído com acesso pelo final da Avenida Coronel Marcondes, ao lado da sede a ser construída pela Receita Federal, incluindo alfândega e porto seco, em áreas doadas pela Prefeitura.

Ampliação

Porém, a conversa passou a ser a de que a intenção é ampliar o atual terminal de passageiros, com acesso pela Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425). Isso poderá implicar em desapropriação de área particular.

Um puxadinho

Para o presidente da Aviesp (Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo), Marcos Lucas, a ampliação do saguão seria uma espécie de puxadinho, de tal forma que há a tentativa de demover o governador dessa ideia.

Sem disposição

A informação da existência de briga para que isso não seja feito vem acrescentada da constatação de que não há disposição do governador para que o assunto seja revisto. O sonho de internacionalização do aeroporto parece que não será desta vez.

Petição ao governador

Até às 18h de ontem mais de 2,2 mil pessoas já tinham assinado a petição eletrônica que a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente) levará ao governador Doria, na qual manifesta contrariedade à fase vermelha e solicita providências. 

Volta ao amarelo

As solicitações são de ampliação da estrutura hospitalar na região, da fiscalização do cumprimento das normas sanitárias, reclassificação para a fase amarela e prestação de contas dos recursos destinados e utilizados no combate à Covid-19.

Transporte aéreo

O faro jornalístico permitiu que Sinomar Calmona trouxesse em primeira mão a informação de que Prudente está na lista de cidades que contará com os serviços da nova empresa de transporte aéreo do Brasil, a Itapemirim Airlines.

Radar internacional

Repórter por excelência, o diretor de O Imparcial, detectou no seu radar internacional que uma rede de TV portuguesa comentava, em certo tom de crítica, que o cantor Matheus teria contraído a Covid-19 no Brasil.

Informação correta

Bem informado, por telefone falou com a emissora de Portugal e entrou no ar para esclarecer que o artista chegou doente ao Brasil no dia 11 deste mês e já não se sentia bem durante a viagem. Foi diagnosticado e internado no dia 12. Morreu no dia 13.

Publicidade

Veja também