Para dirigentes, Jori valorizam terceira idade

Esportes - Ynaiê Botelho

Data 20/08/2013
Horário 08:08
 

Na manhã de ontem, Presidente Prudente recebeu o Congresso Técnico da 17ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), que será de 28 de agosto a 1º de setembro. Durante o encontro, realizado no Observatório Municipal Anwar Damha, no Parque Ecológico Cidade da Criança, foram definidos a parte técnica, a confirmação das cidades participantes e também com qual modalidade cada município disputará.

Jornal O Imparcial Durante o congresso, em PP, foram definidos detalhes técnicos

Conforme a titular da Secretaria Municipal de Esportes (Semepp), Maria Cristina Borges Madeiral Netto, Tute, apenas duas, das 35 cidades, haviam desistido de participar dos Jogos. Segundo Tute, Prudente compete este ano com 130 atletas. O aumento do número de participantes deve-se ao maior interesse da terceira idade.

"Reafirmamos uma política voltada a esse segmento para despertar a atenção da população participante e estimular novos atletas", completa. Quanto à expectativa de público, a secretária afirma que a organização conta com a presença constante da comunidade durante os Jogos. "Queremos o comparecimento não só dos parentes dos competidores, como também, da população de um modo geral", convida.

O delegado da Delegacia Regional de Esportes e Lazer (Drel), de Prudente, Aparecido Lourenção, relata que os Jori visam valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem-estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social dos idosos do Estado de São Paulo. "O evento faz com que o idoso se reintegre socialmente. São pessoas que já contribuíram com a sociedade e agora têm a oportunidade de dedicar seu tempo às práticas esportivas, tendo como retorno, melhor qualidade de vida", completa o dirigente.

 

Municípios participantes

A primeira-dama de Dracena, Guiomar Pedretti, estava acompanhada da chefe da delegação dracenense, Ana Lúcia Mioto Pereira. Pedretti afirma que a cidade participará dos Jogos com cerca de 100 atletas, que competirão em todas as modalidades. "Integração, motivação da prática esportiva e melhor qualidade de vida são os principais atrativos dos Jori para a comunidade", enfatiza.

A secretária da Assistência Social de Flórida Paulista, Lucilene Leite da Silva, afirma que a delegação do município contará com 53 participantes. "Temos competidores para quase todas as modalidades, exceto xadrez e vôlei. Essa iniciativa é importante para a valorização da pessoa idosa", ressalta.

Lucélia também esteve presente, representada pela técnica esportiva Luana Soares do Nascimento. Segundo ela, 40 pessoas integram a delegação da cidade da Alta Paulista, que participa de várias modalidades. "Nossos idosos adoram competir em eventos como esse. É um incentivo para que eles se sintam valorizados", afirma. Conforme Nascimento, o alojamento é motivo de festa para os idosos. "Eles adoram, tanto os Jogos quanto os alojamentos, é só diversão", finaliza.

 

 

SAIBA MAIS

LOCAIS DE COMPETIÇÃO

Ainda conforme o delegado regional Aparecido Lourenção, as disputas de atletismo masculino e feminino serão realizadas na pista Mário Covas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp). O vôlei adaptado, truco e malha misto, além da bocha, serão realizadas no Parque de Uso Múltiplo (PUM). A dança de salão e os confrontos de tênis terão como sede o Tênis Clube de Presidente Prudente (TCPP). Já o tênis de mesa será desenvolvido na Associação de Tênis de Mesa do Oeste Paulista (ATMOP). Na Associação Prudentina de Esportes Atléticos (Apea) estão programados os jogos de tabuleiro, como xadrez e damas, além do buraco e natação, no Centro Aquático Apeano. O Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi receberá a coreografia mista e a abertura dos Jori.

Publicidade

Veja também