Para jovens, “nunca é tarde para tirar a habilitação”

Prudentina optou pela primeira CNH aos 30 anos de idade, devido à situação financeira no passado

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 11/09/2021
Horário 04:33
Foto: Marcello Casal Jr/ABr
Diversos fatores influenciam na busca pela 1ª habilitação, entre eles, maior autonomia
Diversos fatores influenciam na busca pela 1ª habilitação, entre eles, maior autonomia

Diversos são os fatores que influenciam na busca pela primeira habilitação. Além da falta de tempo para conciliar os horários ou escolha pessoal, a questão financeira também contribui para que o desejo tenha que ser adiado por mais alguns anos. É o caso da professora Adriana Prado Pereira, que aos 30 anos de idade realiza o CFC (Curso de Formação de Condutores) para tirar a primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
A moradora do distrito de Floresta do Sul, em Presidente Prudente, conta que, ao atingir a maioridade, não tinha condições financeiras para investir no curso. Diante desta situação, decidiu dar prioridade à busca pelo primeiro emprego. Mas, depois vieram outras situações que fizeram com que a prudentina adiasse por ainda mais tempo o curso de habilitação, entre eles, os estudos na faculdade. “Hoje sou extremamente independente, tenho meu trabalho, adquiri uma maturidade. Então, vi a necessidade de tirar a minha habilitação”, afirma.

Autonomia e independência

Adriana diz que dirigir sempre foi um sonho, e que pretende comprar um carro próprio para que possa continuar no volante após a formação. “Tenho a convicção de que é um processo. Mas vejo como uma questão de autonomia, liberdade, independência de ter o seu carro a sua habilitação”, salienta. Assim como ela, a estudante Giovana Tinagero Ribeiro, 20 anos, optou por não tirar a CNH logo que completou os 18 anos de idade. O motivo foi dar prioridade aos estudos. 
Até então, a jovem tem auxílio dos pais que a levam ao trabalho e à faculdade. "O que impulsiona de fato é a necessidade”, afirma.  “Aos 20 anos, tendo a possibilidade aliada com a necessidade de ter mais autonomia, dei entrada no processo [de tirar a habilitação]. Tenho vontade de comprar um carro próprio pela flexibilidade que ele proporciona e para me ajudar em minha rotina atual”, explica. 

Foto: Cedidas

jovens de presidente prudente tiram CNH
Adriana tem 30 anos e decidiu tirar a primeira CNH

jovens de presidente prudente tiram CNH
Giovana optou pela habilitação por necessidade

SAIBA MAIS

Busca de jovens por CNH reduz 10,2% em Prudente

Publicidade

Veja também