A Parada Festiva em comemoração ao 108º aniversário de Presidente Prudente reuniu, ontem, um número recorde de participantes: 80 instituições desfilaram entre 9h e 11h35, na Avenida 14 de Setembro, no Parque do Povo. A estimativa é de que mais de 10 mil pessoas, entre participantes e público presente, tenham passado pelo local ao longo do evento.
No Parque do Povo, também foi realizado o tradicional corte do bolo de aniversário de 108 anos, na quadra coberta. A programação continuou após as 16h, com shows voltados para toda a família. Estima-se se que nas apresentações musicais - Prudente In Concert, dia 13, e Prudente Show, dia 14 -, mais de 15 mil pessoas tenham comparecido ao longo dos dois dias de comemoração.
A abertura oficial da parada dos 108 anos contou com a presença do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã, responsável por hastear a bandeira de Prudente: a do Estado de São Paulo, com participação do comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, Tentente-Coronel Washington Hennis, e a do Brasil, conduzida pelo subtenente do Tiro de Guerra, Fábio Erlo.
Durante o desfile, foram distribuídas mais de 2 mil bandeiras comemorativas dos 108 anos de Prudente, contendo a letra do hino. A concentração dos participantes começou às 7h30, nas imediações da Avenida Brasil, Rua José Foz e parte da Avenida 11 de Maio — todas interditadas para acomodar os pelotões inscritos.
O trajeto do desfile teve início na Avenida Brasil, seguiu pela Avenida 14 de Setembro e terminou na Avenida Coronel José Soares Marcondes. O evento contou ainda com pelotões de viaturas, grupos de veículos antigos, projetos sociais, escolas, empresas e outras instituições da cidade, marcando uma celebração histórica para os prudentinos.
Representando a Prefeitura, participaram diversas secretarias, como Educação, Saúde, Esportes, Meio Ambiente, Assistência Social, Turismo, Agricultura e Mobilidade Urbana, além da Coordenadoria da Juventude e do Centro de Referência do Idoso. Juntas, essas instituições somaram quase mil integrantes.
A secretária de Educação, Karina Gomes, explicou que a montagem do bolo contou com apoio de doações de empresários locais e teve a colaboração de uma padaria terceirizada para sua preparação. A montagem começou ainda de madrugada, por volta das 4h30, com a chegada das placas com a massa, cobertura e recheio.
Após o parabéns, as filas se formaram e a operação contou com o esforço de aproximadamente 50 pessoas da Secretaria de Educação e da Coordenadoria de Alimentação Escolar, que coordenaram tanto a montagem quanto a distribuição do bolo à população.
O bolo, que foi servido a milhares de pessoas presentes no local, atingiu a impressionante estimativa de 200 quilos, considerando o volume das 108 formas de massa branca com dois quilos cada placa, além do recheio de doce de leite e da cobertura de chantilly com confetes por cima.
Mariana Padovan
Projetos sociais, escolas, empresas e outras instituições da cidade marcaram presença
Daniele Capelasso
Após o parabéns, filas se formaram para o tradicional corte do bolo gigante que, neste ano, teve cerca de 200 kg