Paralímpico

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 14/03/2024
Horário 03:33

O Governo de São Paulo deu início nesta terça-feira (5) às aulas do curso do Programa de Desenvolvimento Paralímpico no município de Tupã. A iniciativa gratuita das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes disponibiliza 200 vagas para professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física e profissionais envolvidos com atividades esportivas (clubes, entidades e associações), para que sejam capacitados tecnicamente em modalidades paralímpicas, voltadas às pessoas com deficiência.

CANCELAMENTO DE CONCURSO
O Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) ingressou com um mandado de segurança cível contra a Prefeitura de Pacaembu, buscando a suspensão do edital de concurso público 001/2024, realizado pela administração municipal, que seria realizado no último dia 18 de fevereiro. Conforme o mandado impetrado na 3ª Vara da Justiça Federal de Presidente Prudente, no que se refere à remuneração do engenheiro agrônomo e civil, foi oferecido pela Prefeitura de Pacaembu o salário mensal no valor de R$ 1.980,00, para a carga de 40 horas semanais, o que em tese, de acordo com o Crea, estaria nitidamente em desacordo com o piso da categoria estabelecido pela Lei 4.950-A/66, que é de R$ 9.696,00, relativo ao montante de seis salários-mínimos. O mandado de segurança foi acatado pela 3ª Vara da Justiça Federal de Presidente Prudente em caráter de urgência, determinando a suspensão das provas do concurso para os cargos de engenheiro agrônomo e civil.

AAA
A Associação Antialcoólica de Adamantina comemora neste mês 40 anos de funcionamento. Ela foi fundada em 14 de março de 1984, sendo uma associação civil de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, políticos e religiosos. Trata-se de uma associação de companheiros que compartilham entre si suas experiências, forças e esperanças, com o objetivo de resolverem seu problema comum e apoiarem outras pessoas a se libertarem do alcoolismo.

“PAZ EM CASA”
Adamantina, Flórida Paulista e Pacaembu têm programação pela 26ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, desenvolvida nesta semana, integrando a agenda de atividades do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Conforme o TJ-SP, a campanha promovida pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) concentra os esforços de todos os Tribunais de Justiça do país para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.

ACOLHIMENTO PARA MULHERES
Na semana passada, o secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Gilberto Nascimento Filho, juntamente com a prefeita, Vera Morena, inauguraram o Serviço Regionalizado de Acolhimento para Mulheres em Situação de Violência em Osvaldo Cruz. A inauguração ocorreu na Sede da Secretaria de Assistência Social. O serviço vai atender as vítimas das cidades de Adamantina e Lucélia. O abrigo conta com 20 vagas. Sua localização é sigilosa, e acolhe mulheres sob medida protetiva e seus filhos menores.

FILOSOFANDO EM TROVAS
O homem pensa ser forte
Acredite se quiser
Mais forte que ele é a razão,
E o amor de uma mulher!
                                                  (José Costa)

Publicidade

Veja também