Paratleta conquista 2 pódios no Nacional

Rogério Xavier assegurou um ouro e uma prata no parabadminton, pela categoria SL4, em Teresina

Esportes - PAULO TAROCO

Data 12/07/2017
Horário 13:27

O paratleta prudentino Rogério Júnior Xavier de Oliveira conquistou a primeira colocação na 2ª Etapa Nacional de Parabadminton, realizada no último final de semana, no Therezina Hall, em Teresina (PI). A competição foi organizada pela CBBd (Confederação Brasileira de Badminton) e o prudentino foi o vencedor individual na categoria SL4 (para atletas com comprometimento predominante dos membros inferiores). Além do ouro no individual, o paratleta ainda conquistou a prata nas duplas, ao lado do atleta de Campinas (SP), Luiz Henrique dos Santos, atleta da categoria SL3 (para atletas com deficiência em membros superiores e inferiores).

Rogério Xavier tem 16 anos de idade e pratica o esporte desde abril de 2014, quando conheceu a modalidade por meio do PAF (Programa Atleta do Futuro) do Sesi (Serviço Social da Indústria), durante as aulas ministradas pela treinadora Mayara Bacarin Bressanin. “O Rogério é um atleta que evoluiu muito rápido, é muito dedicado nos treinos, por isso, em pouco tempo, já participava de maneira competitiva”, explica a treinadora.

Mayara Bacarin faz parte da história do badminton no Sesi de Presidente Prudente, desde agosto de 2013. Hoje o programa conta com 12 atletas que participam das competições, além de outros dois paratletas iniciantes, que participam das aulas e treinos quatro vezes por semana. Em Prudente, o esporte tem como “empresa madrinha” o jornal O Imparcial, que apoia o badminton durante os treinamentos e competições.

A treinadora também destacou alguns pontos importantes sobre a parceria, que vão além dos âmbitos esportivos e competitivos. “Por meio da prática esportiva, podemos trabalhar a evolução na questão social e educacional, com a ajuda da disciplina exigida pelo esporte”, relata.

 

Agenda

O próximo compromisso do badminton prudentino está marcado para o próximo sábado, em Mococa (SP), onde a equipe participará da 3ª Etapa do Campeonato Paulista e estará representada por nove atletas desde a categoria sub-11. Mayara Bacarin ainda explica que Rogério Xavier permanecerá também focado nos treinos, visando manter a primeira colocação do ranking nacional, que daria a ele o direito de participar dos próximos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020.

Publicidade

Veja também