Paratleta treina visando o Open de Atletismo 2017

FOCO Leonardo Melo foi listado como apto para participar da classificação da prova, que acontece em abril

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 03/02/2017
Horário 08:40
 

Conforme divulgado na lista do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), o velocista prudentino Leonardo Melo foi identificado como um dos atletas aptos a participar da classificação internacional do Open Loterias Caixa de Atletismo 2017. Na etapa nacional, no passado, o paratleta conquistou duas medalhas de ouro nas provas do 100 e 200 metros rasos.

Jornal O Imparcial Leonardo ficou em primeiro lugar na Corrida dos Reis, em Cuiabá

Para fazer parte da lista alguns critérios deveriam ser seguidos, conforme o técnico do atleta, Edvandro Xavier Oliveira Júnior. "Ele tem a especialidade na prova de 100 metros rasos, na categoria T-54 . O recorde mundial é do finlandês Leo-Pekka, com a marca de 13s63. Apenas os atletas com tempo igual ou com aproximação superior a 85%, para o masculino, podem pleitear vaga na agenda de classificação internacional. No caso, do Leonardo, ele está com 90%, com o recorde pessoal de 15s58", explica o treinador.

Mesmo que a disputa aconteça apenas no mês de abril, os treinamentos já começam desde já. Conforme o técnico do atleta, as competições que antecedem ao Open servem como testes. "No próximo dia 18 ele já vai participar da Meia Maratona de São Paulo, correndo os 21 km. São percursos e provas completamente diferentes, mas isso ajuda no condicionamento físico dele", relata. Em percursos de rua, inclusive, Leonardo ficou recentemente em primeiro lugar na Corrida dos Reis, em Cuiabá.

Além disso, o prudentino tem uma rotina regrada. Edvandro explica que, de segunda a sábado, Leonardo corre e faz musculação. "Os treinos acontecem de forma variada. No período da manhã ele sempre corre um percurso que pode variar entre 3 a 25 km. O dia que ele percorre uma distância maior, a intensidade é menor. Já quando é um percurso pequeno, a agilidade fala mais alto", comenta. "Desta forma, a gente vai equilibrando. Durante a tarde ele faz musculação ou crossfit, uma novidade que trouxemos para ele na intenção de fortalecer o tronco e os braços", revela

 

Data marcada

No calendário da classificação internacional do Open de Atletismo 2017 está estipulado que a cerimônia irá ocorrer entre os dias 18 a 24 de abril, no Centro Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo. Nos dois primeiros dias está prevista a chegada das delegações. A partir do dia 21 ocorrem as provas.

 

 

Veja também