Parceria em Prudente oportuniza cursos para 1,7 mil jovens

Aulas serão ministradas por professores do Cebrac nas quatro Praças da Juventude da cidade; inscrições seguem até 7 de novembro

José Reis - Parceria com Cebrac foi anunciada na manhã de ontem, no Paço Municipal
José Reis - Parceria com Cebrac foi anunciada na manhã de ontem, no Paço Municipal

Em Presidente Prudente, uma parceria firmada entre a Coordenadoria Municipal da Juventude e o Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos) pretende oportunizar cursos profissionalizantes para mais de 1,7 mil jovens acima de 14 anos. O anúncio foi feito durante a manhã de ontem, no Paço Municipal Florivaldo Leal. Ofertados de forma totalmente gratuita, os cursos possuem carga horária de oito horas e serão aplicados durante quatro semanas, com direito a certificação após o término. Iniciadas hoje, as inscrições seguem até 7 de novembro, quando as aulas começam a ser ministradas.

De acordo com o coordenador municipal da Juventude, Tiago Oliveira, os interessados podem procurar uma das quatro praças da cidade, localizadas nos bairros Ana Jacinta, Cohab, Humberto Salvador e Parque Alvorada, e escolher uma das opções disponíveis, sendo Rotinas Administrativas, Inglês, Informática e Imagem Pessoal e Profissional, que visa orientar os jovens sobre como se comportar em uma entrevista de emprego ou em uma situação de trato com o público.

Tiago explica que uma das vantagens é que o adolescente não precisa ficar restrito a apenas um dos cursos, considerando que a aplicação deles é rotativa. Desta forma, ao concluir o primeiro, o aluno já pode iniciar um segundo e assim por diante, de modo que, ao final de quatro meses, encerrará a experiência com quatro certificados. O único requisito para se inscrever é estar devidamente matriculado em uma instituição de ensino, portanto, até mesmo estudantes que já estejam na graduação podem participar das aulas. “Para quem está na faculdade e quer aprimorar seus conhecimentos, esta é uma oportunidade ímpar”, expõe. O coordenador completa que a vigência do contrato é de 12 meses, podendo ser renovado por igual período.

Tiago relata que, enquanto transcorre o prazo de inscrições, o objetivo da coordenadoria é promover uma divulgação em massa nas escolas próximas às Praças da Juventude, a fim de levar o projeto ao conhecimento dos estudantes. Para que os cursos não fiquem limitados aos bairros em questão, a equipe já pleiteia a formação de uma turma no próprio Cebrac como alternativa aos que não residem nessas áreas. Além disso, o representante menciona que a meta da coordenadoria é incluir outros cursos ofertados pelo centro, inclusive na área de saúde. “Temos um anseio muito grande de atender o jovem e, como o município enfrenta dificuldades financeiras, buscamos formas criativas de movimentar a coordenadoria e as ações voltadas à juventude”, conta.

O gestor franqueado do Cebrac, Rafael Gonçalves, destaca a parceria como um modo de preparar e qualificar os jovens para o mercado prudentino e desmistificar o pensamento de que não há futuro com oportunidades para eles. “Quem ganha com isso é o município e o empresário, que terá mão de obra qualificada para a prestação de serviços”, considera.

Estudantes aprovam

A secretária do grêmio estudantil da Escola Estadual Professora Fátima Falcon, Isabelly Siqueira, 14 anos, vê a iniciativa com bons olhos. Para ela, à medida que o jovem se qualifica, a possibilidade de contratação aumenta. Já a presidente do grêmio estudantil da Escola Estadual Professora Mirella Pesce Desidere, Sophia Teixeira, 15 anos, acredita que o acesso a esse tipo de curso permite ao estudante aprimorar o seu currículo e encontrar um emprego com mais facilidade. “Infelizmente, vejo que poucos jovens têm oportunidades de ensino profissionalizante, então, medidas como essa são sempre bem-vindas”, comenta.

ONDE ENCONTRAR AS PRAÇAS DA JUVENTUDE

ANA JACINTA

Endereço: Rua Luís Mungo, 100 - Telefone: 3902-2444

COHAB

Endereço: Rua Adelino Rodrigues Gatto, 1.225 - Telefone: 3907-4549

HUMBERTO SALVADOR

Endereço: Avenida João Domingos, 218 - Telefone: 3905-1686

PARQUE ALVORADA

Endereço: Avenida Presidente Juscelino Kubitschek - Telefone: 3903-0457

Publicidade

Veja também