Parceria oportuniza qualificação a jovens

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 01/04/2017
Horário 11:17
 

Uma parceria entre a Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) viabilizou a qualificação de 83 jovens que cumprem medidas socioeducativas nas unidades I e II de Irapuru, na região de Presidente Prudente.

No convênio assinado há 31 cursos divididos em cinco grandes nichos: alimentação, hotelaria e eventos, moda e beleza, negócios e desenvolvimento social e tecnologia da informação. Em Irapuru, são oito opções de cursos, cujas aulas são ministradas por educadores do Senac e os jovens recebem certificados em noções básicas de organização de eventos; noções de informática - Windows e Office; rotinas básicas de escritório; preparo de lanches e sucos; vendedor de varejo de moda; preparo de pizzas; básico em Excel; e rotinas básicas de garçom.

Uma das metas é fortalecer o processo de formação dos adolescentes e identificar possíveis caminhos que possam trilhar no mercado de trabalho. O objetivo dos cursos é iniciar a qualificação profissional dos adolescentes e aproximá-los de profissões que possibilitem gerar uma melhor perspectiva de vida.

As aulas ocorrem no contraturno da educação escolar, cujo programa, calendário e material didático seguem a rede pública estadual. As formações da educação profissional básica têm duração aproximada de três meses e as aulas ocorrem duas vezes por semana nos próprios centros socioeducativos, totalizando 50 horas de carga horária. As salas comportam, em média, 15 adolescentes por turma, o que proporciona um aprendizado mais personalizado e melhor aproveitamento dos conceitos.

Veja também