Parecer rejeitado

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 05/11/2025
Horário 04:01

Em amplo debate com posições divergentes manifestadas e democraticamente respeitadas entre os pares, por 10 votos a 3 a Câmara rejeitou parecer desfavorável do Tribunal de Contas relativo ao exercício de 2022 da Prefeitura de Presidente Prudente.

ANCENO PARA 2026
O resultado da votação na Câmara acena para algumas conjecturas políticas que deverão ter influências nas eleições do ano que vem, especialmente no âmbito da disputa para deputado estadual e deputado federal.

PONTO DE VISTA
As manifestações pelo aceite do parecer consideraram, especialmente, o caráter técnico do Tribunal; seguido pela comissão permanente de Finanças e Orçamento com dois votos com o mesmo entendimento e um voto divergente, manifestado em separado. 

NOVA OPINIÃO
O voto divergente foi do presidente da comissão, Aristeu Penalva (MDB). Os votos de aceite do parecer foram do relator Edgar Caldeira (União) e Guilherme Santana (Rep). Porém, na votação em plenário Edgar e Guilherme mudaram o entendimento.

AMPLO OLHAR
Mudança motivada pelos pronunciamentos dos colegas William Leite (PP) e Aristeu Penalva, com o entendimento de que a Prefeitura vem passando por momentos financeiros difíceis e que impactaram negativamente nas duas últimas gestões.

DUAS GESTÕES
Os prefeitos Nelson Bugalho (PSDB) e Ed Thomas (MDB) tiveram dificuldades ampliadas em suas gestões, com a pandemia do coronavírus. Outro entendimento é sobre o baixo percentual que levou ao parecer desfavorável. 

SEM FRAUDE
Em 2022, na gestão do prefeito Ed Thomas, na educação foram aplicados 24,84% ante os 25% obrigatórios. Uma diferença de 0,16%. O entendimento para votar contra o parecer do Tribunal é de que foi um índice baixíssimo, sem dolo, má-fé e improbidade.

12% A MAIS
No mesmo ano de 2022, foram aplicados 12% a mais na saúde, por causa da pandemia. É o que foi exposto pelo vereador Aristeu, citando o montante de R$ 110 milhões de gastos com a saúde naquele ano. 

COMO VOTARAM
Os votos por acatar o parecer foram de Demerson (Rep), Edu (PP) e Babu (PP). Os que rejeitaram: Aristeu, Douglas (PSD), Edgar, Enio (PSD), Guilherme, Izaque (PL), Neves (Pode), Sara (União), Bozo (Rep) e William.

SENHOR SEBRAE
Na agenda da Câmara Municipal de Pirapozinho para esta quarta-feira (5) consta a entrega do título de Honra ao Mérito ao diretor regional do Sebrae, José Carlos Cavalcante. A sessão está programada para às 19h.

PARA TODOS
Novo encontro regional suprapartidário, articulado pelo deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), está agendado este ano com a presença do secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab (PSD), sábado (8) em Anhumas.   

CENTRO DE EVENTOS
Com a recepção do prefeito Adailton Menossi (PSD), o encontro será no Centro de Eventos José Eugênio Nipotti, com inscrição eletrônica e informações junto ao escritório do deputado em Prudente. 

Publicidade

Veja também