Paróquia Nossa Senhora do Carmo, a Igreja Maristela, será transformada em santuário

Para padre que lidera comunidade, proposta busca abraçar pessoas que vêm de outros bairros, cidades e até mesmo Estados

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/05/2022
Horário 14:50
Foto: Reprodução
Imagem do projeto da futura reforma da Igreja Maristela
Imagem do projeto da futura reforma da Igreja Maristela

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, localizada na Vila Maristela, em Presidente Prudente, será elevada a santuário diocesano. O anúncio foi feito em missa presidida pelo bispo Dom Benedito Gonçalves dos Santos no dia 1º de maio, quando ocorreu a 19ª edição do Caminhando com Maria.

Segundo o padre Rodrigo Gomes, a notícia é importante porque a igreja vai abrir suas portas definitivamente e romper os limites geográficos. Para ele, "um santuário possui essa característica única: acolher pessoas de toda parte para conceder sacramentos e fortalecer a religiosidade popular".

A proposta em transformar a paróquia em santuário busca abraçar as pessoas que procuram a comunidade e que provêm de outros bairros, cidades e até mesmo de outros Estados, como no caso dos acampamentos que ocorrem na Nossa Senhora do Carmo. De acordo com o padre Rodrigo, o atendimento diário é um incentivo à devoção, para motivar pessoas a ter este encontro com Deus e fomentar ainda mais a fé. "E esta é a função de um santuário: ser sempre um local de alento, um colo em todos os momentos", completa.

O pároco também deseja fomentar o carisma de ser uma comunidade missionária, rezando e se preocupando com aqueles que nada ou pouco têm, não apenas financeiramente, mas com projetos de formação humana e de cidadania. “Então, que realmente a gente possa multiplicar tudo isso”, diz.

Com o anúncio oficial da elevação da paróquia a santuário, a comunidade conheceu a nova identidade visual desenvolvida pela equipe de comunicação. Até 16 de julho, várias ações serão realizadas. A primeira é a campanha “Amigo de Oração”, em que sete capelinhas abençoadas com a imagem de Nossa Senhora do Carmo vão percorrer grupos da matriz e das capelas, para que as famílias possam rezar juntas nesse momento de fortalecimento da comunidade.

Saiba mais

Nossa Senhora do Carmo ou Nossa Senhora do Monte Carmelo é um título dado à Virgem Maria. Na época, os carmelitas sofriam as dores da perseguição religiosa e alguns deles, fugidos, chegaram até a Europa. No dia 16 de julho, com as preces de Simão Stock, Nossa Senhora do Carmo apareceu para ele rodeada de anjos, na Inglaterra, entregando um escapulário. Desde então, é impossível contar sua história sem se lembrar do escapulário, símbolo de armadura, proteção e acolhimento da Mãe.

Veja também