Paróquias de PP participam hoje da celebração de Corpus Christi

“Neste ano, impulsionados pelo Espírito Santo, cada cristão ou pessoa de boa vontade será convidado a trabalhar pela libertação de tudo aquilo que acorrenta ou escraviza", afirma. No Corpus Christi, missas festivas ocorrem e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão. Em Prudente, será realizada uma

VARIEDADES - Mariane Gaspareto

Data 19/06/2014
Horário 07:49
 

Presidente Prudente recebe hoje missa e procissão do Corpus Christi, com participação de todas as capelas do município. A programação terá início no Santuário Nossa Senhora Aparecida, às 8h, com a celebração da missa. Em seguida, ocorre a procissão até a Catedral São Sebastião, com benção solene às 10h.

O bispo Benedito Gonçalves dos Santos explica que o Corpus Christi significa Corpo de Cristo e é uma festa religiosa da Igreja Católica feita para celebrar a eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. "Ela sempre ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade".

Ele conta que a festa é o alimento para o fiel em sua caminhada. "É uma ação de graças pelo grande dom da vida de Jesus, oferecido na cruz para nossa libertação e santificação". Este é o momento em que todos os fiéis são convidados a se unir para louvar e agradecer, formando uma "verdadeira comunidade de amor, trabalhando pela construção do reino de Deus", conforme o bispo.

Segundo ele, a festividade traz força para que a comunidade continue fiel à missão de promover a vida, a justiça, o perdão e a paz. "Neste ano, impulsionados pelo Espírito Santo, cada cristão ou pessoa de boa vontade será convidado a trabalhar pela libertação de tudo aquilo que acorrenta ou escraviza", afirma.

No Corpus Christi, missas festivas ocorrem e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão. Em Prudente, será realizada uma coleta de doações de materiais de limpeza e higiene, que serão oferecidos às entidades que fazem trabalho social em prudente, como asilos, creches e orfanatos.

O padre Antônio Sérgio Girotti, Tuti, conta que os fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Carmo "saem de madrugada para trabalhar na decoração do tapete da procissão", que foi feito de cobertores que serão doados a mendigos após a festividade.

O trabalho é realizado pelos catequistas da paróquia, que trarão um painel de lona para a procissão desta quinta-feira. "Nós estamos trabalhando com coisas mais fáceis de colocar na rua do que o ferro por causa da chuva no último Corpus Christi, que chegou a ser adiado", conta Nanci Breda, tesoureira da pastoral da catequese. Conforme ela, o objetivo de usar produtos diferentes é poder reaproveitar e reciclar materiais.

Cada paróquia confecciona seu painel e fica responsável por um trecho do tapete, que percorrerá o trecho entre o Santuário Nossa Senhora Aparecida, saindo da Vila Marcondes, passando pelo pontilhão até a avenida Washington Luiz, passando pela avenida Coronel Marcondes até a Catedral São Sebastião.

 

Região


Em Piquerobi, a tradicional festa de Corpus Christi - inserida no Calendário Turístico do Estado de São Paulo - deve reunir na cidade, hoje, cerca de 10 mil pessoas. A programação começa às 6h, com a confecção dos tapetes, que deve ser encerrada por volta das 12h. Às 11h, a quermesse da igreja no Salão Paroquial abre suas portas. Já às 18h, está marcada a missa presidida pelo bispo diocesano dom Benedito Gonçalves dos Santos. E às 20h, o céu ganha cor com o show pirotécnico. Haverá ainda, como de costume, a praça de alimentação na rua José Bonifácio. Aproximadamente R$ 100 mil são investidos na realização da festa.

Católicos de Presidente Epitácio também celebram nesta quinta-feira a tradicional cerimônia de Corpus Christi. Na cidade, o tapete será confeccionado por volta das 15h, com a participação de alunos de mais de dez escolas, entre municipais, estaduais e particulares. A procissão inicia às 17h, com saída da Igreja Matriz de São Pedro e percorrerá a avenida Presidente Vargas até a rua Mato Grosso. Neste ponto, a caminhada seguirá para o Ginásio de Esportes, onde logo após, será celebrada missa solene.
Publicidade

Veja também