O que nasceu como um desafio lançado em 2020 transformou-se no domingo (13) em realidade: o Parque das Cerejeiras Naoe Ogasawara foi oficialmente inaugurado ao lado do Cemitério Japonês de Álvares Machado, durante a 105ª edição do Shokonsai. Em seu discurso, o presidente da comissão organizadora, Luiz Takashi Katsutani, relembrou a promessa feita anos atrás por Renato Ishikawa, então presidente do Bunkyo: “Se vocês fizerem o parque, eu dou as cerejeiras.”
Superando as dificuldades, preservando a história
O caminho, porém, não foi fácil. Katsutani destacou que as primeiras mudas enfrentaram dificuldades de adaptação ao solo, e muitas não resistiram. Hoje, das 300 mudas planejadas, 230 cerejeiras florescem no parque — um símbolo da persistência e do cuidado coletivo. “Tudo nasce de sonhos e desafios. Mas o que torna possível é a união dos parceiros e voluntários que abraçam as causas junto com a gente”, afirmou, destacando a participação de 300 voluntários na realização do evento.
________________________________________
Homenagem ao pioneiro Naoe Ogasawara e a força da coletividade
O parque recebeu o nome de Naoe Ogasawara, um dos fundadores da associação que há 105 anos iniciou a história do cemitério e da comunidade japonesa em Álvares Machado. A família Ogasawara foi representada na solenidade pelo neto Atsushi Yoshi. “É uma justa homenagem a quem iniciou todo esse processo e deixou um legado de união e preservação cultural”, disse Katsutani.
________________________________________
Uma ponte, um violinista e o ritual das velas: quando os sonhos conectam histórias
Durante a cerimônia, também foi inaugurada a nova ponte construída sobre a ilha do lago — um antigo sonho da organização, inspirado por um desejo do maestro Luizão, da Camerata de Presidente Prudente, que queria tocar violino na ilha durante o ritual das velas. “Lançamos o desafio e, como sempre, surgiram os parceiros certos. Assim construímos não só a ponte, mas fortalecemos o que o Shokonsai representa: memória, união e respeito aos antepassados”, ressaltou Katsutani.
RAPIDINHAS
...
Qual uma boa ação para fazer hoje? #SejaGentil
...
Nas ocasiões fúnebres e ambientes religiosos, esqueça o celular – respeite a fé e a dor alheia.
...
A indústria Wilson Alimentos está comemorando 80 anos.
...
O 6º Encontro de Segurança e Saúde no Trabalho está com inscrições abertas e vai acontecer dia 26 de julho, na Torre de Cristal da Unoeste (Campus II).
...
O advogado Antonio Tadeu Costa, ex-docente coordenador da área de segurança e saúde do trabalho no Senac São Paulo, é organizador do 6º Encontro de Segurança e Saúde no Trabalho.
...
A Agro S Group acaba de confirmar presença na Batatec Sicoob Credivale, reforçando o time de grandes marcas que acreditam no potencial da batata-doce e do agronegócio regional.
...
Em Nova York, a moda é fazer festa em endereços divulgados meia hora antes de começar, que se espalham rapidamente por mensagens de celulares e e-mails entre os jovens. E tudo fica lotado em cima da hora.
...
Já conhece o mais novo integrante das bolsas das mocinhas megalights e magras? Cápsulas naturais de chá verde. Se tomar quatro por dia, emagrece que é uma beleza.
...
Ponto final: Nada se sabe. Tudo se imagina.