Parque industrial

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 29/02/2024
Horário 03:33

Anunciada há quase três anos pelo prefeito João Francisco Mugnai Neves (PL), a implantação da área para instalação de empresas em um “parque industrial” de Pacaembu, ainda não saiu do papel, e abriga hoje animais bovinos pastando. Diante das informações e imagens enviadas ao Grupo Folha, este esteve por várias vezes no local que fica próximo ao trevo que faz a ligação à estrada do cemitério, confirmando por repetidas vezes as presenças dos animais e consequentemente a veracidade das denúncias.  

AUXÍLIO-CATÁSTROFE
Nos dias 29 e 30 de novembro, Adamantina foi atingida por uma intensa e volumosa chuva, que provocou alagamentos e, principalmente, estragos em diversas residências na área urbana da cidade. Após “socorrer” as vítimas com o emprego de mão de obra e disponibilização de maquinários, a Prefeitura anunciou que daria um auxílio financeiro às famílias que perderam praticamente tudo na catástrofe natural. Para legalizar a iniciativa, foi apresentado projeto de lei na Câmara Municipal, que aprovou por unanimidade. Em seguida, para oficializar a “ajuda”, por meio da Secretaria de Assistência Social firmou-se termos de acordo assinados entre as partes. “No total, foram 35 famílias atendidas com o Auxílio Pecuniário Eventual e Temporário, que receberão de um até dois salários-mínimos pelo período de até 12 meses.

CURSOS
A Prefeitura de Osvaldo Cruz e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem) oferecerão dois cursos de segurança no trabalho no mês de março. O primeiro curso será de regulamentação de segurança no trabalho em espaços confinados conforme a norma regulamentadora 33 vigente. Já o segundo curso será de regulamentação de segurança no trabalho em altura conforme a norma regulamentadora 35 vigente.

LIXO ELETRÔNICO
No sábado, o Lions Clube de Irapuru Caçula promoveu a coleta de lixo eletroeletrônico, com apoio da Cooperativa de Catadores de Irapuru. Um grande número de materiais inservíveis foi coletado e destinado àquela cooperativa para a destinação correta.

COVID-DENGUE
É verdade que a dengue explodiu no Brasil nas últimas semanas, mas não é o único motivo de preocupação das autoridades da área da saúde. A Covid também preocupa. No caso de Osvaldo Cruz, a doença trazida pelo novo coronavírus é maior do que a transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Apesar de cenário epidemiológico ser infinitamente melhor do que no auge da pandemia, a infecção causada pelo coronavírus já contaminou três vezes mais pessoas do que a dengue este ano. Os dados são de 1º de janeiro até 27 de fevereiro, e, de acordo com monitoramento da Vigilância Epidemiológica, foram confirmados 103 positivados por Covid na cidade até agora. No mesmo período, a dengue contaminou 31 pessoas. Outras 116 pessoas tiveram sintomas de Covid-19, mas os testes deram negativo. Para dengue foram 25 os negativados e 60 pessoas estão em período de transmissão de Covid-19 atualmente em Osvaldo Cruz e não houve nenhum óbito até agora.

AUTISTAS
Ação ajuizada pela Promotoria de Justiça de Lucélia levou à concessão de liminar obrigando o Estado de São Paulo e, subsidiariamente, a Prefeitura local, a fornecer tratamentos multidisciplinares a oito crianças que estão no espectro autista. Segundo prescrições assinadas por médicos do SUS (Sistema Único de Saúde), os pacientes necessitam de acompanhamento por psicoterapeuta, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo, no método ABA ou Denver, sendo que as famílias não possuem recursos financeiros para custeá-los.

ANIMAIS
Na semana passada, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi deslocada para uma oficina, onde se encontrava um veado campeiro. O mesmo saiu do local e percorreu a Rua Magid Zacharias, entrando em uma retífica de cabeçotes. Equipe do Corpo de Bombeiros conseguiu fazer a captura e entregou o cervídeo (fêmea) para a Polícia Ambiental, que faria a soltura em local apropriado. Em data anterior, a Guarnição do Corpo de Bombeiros havia de deslocado até o Parque Dracena, onde, na Rua dos Oitis, populares haviam informado que havia um tamanduá adulto. Com habilidade e preparo do cabo J. Carlos e soldado Giovani, o animal foi capturado sem nenhuma lesão e encaminhado para a Polícia Ambiental, que procederá a soltura em seu habitat natural. Especialistas alegam que, com a invasão do homem nos habitats naturais e derrubada de matas para o plantio, os mesmos buscam refúgio na cidade.

FILOSOFANDO EM TROVAS
A ganância do humano
Senhor de toda avareza,
Em busca de mais dinheiro,
Destrói toda a natureza
                                              (José Costa)

Publicidade

Veja também