Parte do bairro, Sesc Thermas é referência em lazer e cultura

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 07/05/2017
Horário 09:14
 

Embora também abrigue a Praça dos Imigrantes, assim chamada como uma forma de homenagear as contribuições dos imigrantes para o desenvolvimento socioeconômico de Presidente Prudente, o Jardim das Rosas comporta um dos pontos de lazer mais visados pela população em geral, o Sesc (Serviço Social do Comércio), que oferece para seus frequentadores atividades voltadas à cultura e ao esporte. No entanto, o serviço levou muitos anos até chegar ao formato atual.

Jornal O Imparcial Sesc Thermas foi inaugurado no Jardim das Rosas em 2007

De acordo com a instituição, o município ganhou uma sede provisória em março de 1958, sob o nome de Centro Social José Ribeiro Villela, contudo, em agosto de 1966, o Centro Regional do Sesc, em São Paulo, aprovou o fechamento da unidade, considerando a ação de despejo movida pelo proprietário do prédio onde se achava instalada e as dificuldades para a locação de um novo imóvel. À época, foi tentada junto à administração pública e a Câmara Municipal a doação de um terreno para a construção de uma nova estrutura, mas sem sucesso.

Em contrapartida, a partir desse mesmo ano, foram criadas as Unimos (Unidades Móveis de Orientação Social), viaturas equipadas com materiais esportivos e culturais que percorriam diversas cidades do interior do Estado de São Paulo entre 1966 e 1976, especialmente naquelas que não contavam com unidades fixas, como era o caso de Prudente após o encerramento do Centro Social José Ribeiro Vilella. Neste período, as Unimos visitaram o município por sete vezes, com duração de cerca de três meses cada. Nas ocasiões, desenvolviam exposições, feiras, práticas esportivas, eventos musicais e também levantamento de dados.

Trinta anos mais tarde, em novembro de 2006, foi ratificada a autorização para a doação das instalações do Parque Aquático e de toda a área compreendida pelo Balneário Municipal Thermas de Prudente, localizado no Jardim das Rosas e sob administração da Prefeitura, para a implantação da unidade operacional do Sesc, inaugurada em junho de 2007. "O Sesc Thermas chega hoje às vésperas da primeira década de existência com uma intensa atuação nas áreas de cultura, esporte, lazer, saúde e educação, atendendo milhares de pessoas a cada ano, seja no Jardim das Rosas ou em ações externas realizadas em quase 70 cidades do oeste paulista beneficiadas pelo trabalho da unidade prudentina", pontua.

 
Publicidade

Veja também