Participantes relatam preparo

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 03/11/2016
Horário 09:41
 


As estudantes do terceiro ano da Escola Estadual Professora Mirella Pesce Desidere, Rafaela Sandro Stuque, 17 anos, e Eshley Caroline Brandão Farias, 17 anos, já prestaram o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) em 2015, contudo, este ano a responsabilidade é maior, visto que o resultado vai interferir diretamente no acesso das garotas ao ensino superior. A pressão é grande e os nervos estão aflorados, no entanto, o preparo tem sido palavra de ordem em suas vidas nos últimos meses.

Jornal O Imparcial Rafaela quer federal, Eshley reforça exatas

Rafaela conta que seu treino consiste em praticar a redação de duas a três vezes por semana e fazer os exercícios de provas passadas, priorizando os de matemática, que é a área onde encontra maior dificuldade, além de calcular o tempo para cada questão. "Eu acredito que o principal desafio do Enem não seja o tempo, mas o cansaço", aponta. Todavia, a jovem está empenhada a vencê-lo. "Quero usar minha nota para entrar em uma federal", salienta.

Eshley também faz redações semanais e, quando surge alguma dúvida, busca a ajuda de professores. "Além disso, costumo ler redações que foram bem avaliadas para ter uma noção de como devem ser", afirma. Sua maior dificuldade também se encontra nas exatas e, questionada sobre como andam os ânimos, ela e a colega brincam: "É só o nosso futuro". Para a professora de Língua Portuguesa das garotas, Rosângela Perez Guedes, as turmas foram bem preparadas e estão prontas para o exame. "O trabalho foi feito. Agora é com eles!", pontua.

 

Orientações


De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no final de semana da prova, cada participante deve portar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e documento de identificação original com foto. Os portões de acesso serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, conforme horário de Brasília. O exame se inicia às 13h30 em ambos os dias e é composto de quatro provas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação, ficando distribuídas da seguinte forma: no sábado, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4h30; e no domingo, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com 5h30. Para saber em qual local será aplicada a prova, o estudante deve entrar na página do participante e acessar o seu cartão de confirmação. Estas e outras informações podem ser encontradas detalhadamente na página do Inep (enem.inep.gov.br).

 

 

Veja também