Participe da nova campanha em prol do Santuário de Santo Expedito!

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 28/06/2022
Horário 04:15
Foto: Cedida
Outdoor ajuda a divulgar nova campanha em prol das obras do Santuário de Santo Expedito
Outdoor ajuda a divulgar nova campanha em prol das obras do Santuário de Santo Expedito

Padre Umberto, liderando campanhas com o objetivo de arrecadar fundos para o término do projeto, incluindo as das capelas internas daquela grande obra. Pede a todos que colaborem com a atual campanha que está sendo bem aceita em toda a região. Lembra-se que se trata de um dos maiores projetos em execução, com finalidade de fortalecer a devoção a Santo Expedito em todo o interior do Estado de São Paulo.

SORTEIO
Trata-se de uma das campanhas colocando como prêmio principal uma camionete S-10 dupla, 0 km, com número reduzido de participantes. O valor do cupom para concorrer é de R$ 1 mil, podendo ser pago pelo cartão em até tantas vezes quantos forem os meses até o sorteio, que ocorrerá em 4 de dezembro. Os interessados encontrarão os cupons na Secretaria Paroquial em Santo Expedito, como também na Cúria Diocesana em Presidente Prudente, com Camila.

DIVULGAÇÃO
Para melhor propagar esse evento, padre Umberto espera que cada um dos devotos fale com seus amigos, como também divulgue em seus grupos e por todas as redes sociais. Um outdoor foi colocado ao lado da via marginal de acesso da cidade ao santuário, a fim de poder aumentar ainda mais o poder de divulgação.

SANTO EXPEDITO
Uma devota de Santo Expedito, professora aposentada residente em Dracena, nos envia um texto para todos os fiéis, pois o considera de grande importância como informação. Para relembrar, ele foi comandante da legião romana e mártir da igreja do século IV. Santo Expedito, cuja festa é celebrada em 19 de abril, é tradicionalmente invocado diante de problemas urgentes. É venerado, por exemplo, como protetor de problemas no trabalho, família e em casos de juízo. Este título se deve a uma rápida ação que realizou contra o demônio.

CONVERSÃO
Segundo a tradição, quando Santo Expedito ia se converter, o maligno se aproximou dele como um corvo e começou a gritar: “cras, cras, cras”, que em latim significa “amanhã, amanhã, amanhã”, com o objetivo de fazer com que ele não fizesse a sua conversão. Isso para fazer com que deixasse a sua decisão para depois e sua fé se esfriaria.

INÚTIL
Mas sua decisão havia sido tomada e levada à frente, pois o bravo soldado santo, imediatamente, esmagou o corvo tentador, dizendo: “Hodie, hodie, hodie!”, que significa “hoje, hoje, hoje”. “Nós não vamos deixar nada para amanhã, a partir de hoje serei cristão”, acrescentou. No final, morreu como um mártir valente.

PROTETOR
Santo Expedito também é protetor dos jovens, estudantes e enfermos. Ele é retratado como um soldado com uma cruz na qual está escrito “hodie” (hoje) e a folha de palmeira, simbolizando o martírio. Em seus pés, aparece um corvo com a palavra “cras” (amanhã).

ORAÇÃO DE REFORÇO
Muito devotos reforçam sua fé em Santo Expedito e pede diariamente para que todos façam o mesmo com a seguinte oração: “Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, interceda por mim junto ao nosso Senhor Jesus Cristo, socorre-me nesta hora de aflição e desespero. Vós que sois o santo dos desesperados, Vós que sois o santo das causas urgentes, proteja-me, ajuda-me, dai-me força, coragem e serenidade. Atenda ao meu pedido. Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja-me de todos que possam me prejudicar, proteja a minha família, atenda ao meu pedido com urgência. Devolva-me a paz e a tranquilidade. Meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé. Muito obrigado. Amém”.

UM MILAGRE
Luiz Carlos, de Presidente Prudente, faz questão de registrar para a coluna um episódio que considera como um milagre. No dia 19 esteve na cidade, visitando o santuário, e não sabe como, acabou perdendo a sua carteira contendo todos os documentos. Tinha a certeza que foi no trajeto da cidade ao santuário, já que fez caminhando. Muito pediu e com uso de toda a sua fé. Foi surpreendido no sábado com um telefonema de que a mesma havia sido encontrada, já que dentro dela constava o seu endereço e telefone. Quem encontrou não quis recompensa, mas alguma doação que fosse revertida em cesta básica para uma família carente de sua cidade.

FÉ EM TROVAS
Vamos propagar com fé
Esse trabalho bonito
Para angariar mais fundos
Pra obras de Santo Expedito
                     (José Costa)

Publicidade

Veja também