Páscoa representa nova vida para as pessoas

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 13/04/2017
Horário 10:46
 

Esta é uma semana especial para muitos fieis. A chamada Semana Santa. Talvez, muitos de vocês aprendem o significado de cada dia com os papais, avós, na catequese, na igreja, na escola. Mas, aqui, vamos explicar um pouquinho sobre estes dias, até chegar na Páscoa, data em que as pessoas, principalmente as crianças, ganham ovos de chocolate.

A Semana Santa começou no Domingo de Ramos, quando se celebra a chegada de Jesus em Jerusalém. Hoje, é celebrada a Missa de Lava Pés, que relembra o último ato de Jesus com seus discípulos, a conhecida Santa Ceia. Jesus lava os pés dos apóstolos e institui a Eucaristia, conforme explica o padre Rodrigo Gomes de Moreno.

Amanhã é a Sexta-Feira da Paixão. É um dia de silêncio absoluto, de profunda reflexão, dia este em que as igrejas no mundo inteiro não celebram missa alguma. Muitos locais encenam os últimos passos de Jesus Cristo na Terra, mostram sua morte de cruz até a ressurreição.

Mas, aí, chega o Sábado de Aleluia. Momento de vencer a escuridão da morte. Jesus Cristo é ressuscitado, e assim, promete vida eterna para toda a humanidade. É um momento de muita alegria para todos.

Com isso vem a Páscoa, que simboliza vida nova. Os ovos de chocolate são uma tradição. Eles representam esta nova vida, nova fase, novos momentos. Por isso, as pessoas têm o hábito de trocar estas lembranças. Do ponto de vista religioso, o ovo é considerado símbolo do nascimento e da vida. A relação com a Páscoa, comemorada pelos cristãos, está a partir da Ressurreição de Jesus Cristo, que representa a esperança de uma nova vida para toda a humanidade.

 
Publicidade

Veja também