Passeio ciclístico promove integração entre gerações

Trata-se da aposentada Ana Maria da Silva, 67, que pedala pelo Passeio Ciclístico Dia de Tiradentes desde 2005.

Esportes - Jean Ramalho

Data 22/04/2014
Horário 07:50
 

Enquanto muita gente aproveitou o feriado do Dia de Tiradentes para passear, descansar ou desfrutar dos momentos de folga na companhia dos amigos e da família, cerca de cem ciclistas encararam um desafio sobre duas rodas. Trata-se da 14ª edição do Passeio Ciclístico Dia de Tiradentes, que foi realizada na manhã de ontem, com um trajeto de aproximadamente 2,5 quilômetros (km) de extensão, pelas ruas do Parque dos Pinheiros, em Álvares Machado. A atividade foi organizada pelo professor Odair Carlos Biscola, que salientou sobre a importância da ação para a integração e a prática esportiva da população.

Jornal O Imparcial Cerca de cem ciclistas encararam os 2,5 quilômetros do trajeto

"Promovo esse evento há 14 anos, com o objetivo de disponibilizar alguns momentos de confraternização entre as pessoas do bairro, que possuem poucas alternativas de lazer", afirma o organizador. Segundo ele, inicialmente a ação teria sido viabilizada apenas para alunos da banda musical 11 de julho, da qual é responsável. Porém, a iniciativa foi crescendo, tomando forma, e hoje já pode ser considerado um dos principais eventos do bairro. "Tudo começou de maneira discreta, voltada apenas para os alunos da banda. Hoje a atividade se solidificou e engloba um número expressivo de participantes", considera Odar Carlos.

Mesmo sem caráter competitivo, o passeio teve a distribuição de troféus e prêmios em diversas categorias. Dentre elas, a de ciclista mais velho teve uma séria concorrente, que já faturou 12 troféus ao longo dos nove anos que participou. Trata-se da aposentada Ana Maria da Silva, 67, que pedala pelo Passeio Ciclístico Dia de Tiradentes desde 2005.

"Vou devagar, atrás de todos os outros, muito tranquila. Não tenho pressa, participo pelo prazer de pedalar. Então, quando sento na bicicleta esqueço da minha idade e aproveito a diversão", comenta a aposentada, que levou novamente o troféu entre as mulheres nesta temporada.

 

Mais novo


Outra categoria que valia troféu era a de ciclista mais novo. Nela, outro que se dizia forte candidato a levar a premiação era Lincoln Souza de Almeida, 7. Morador do Parque dos Pinheiros, o jovem estudante conta que encara a atividade há quatro anos. E, mesmo nunca tendo ganhado um troféu, diz que participa pela oportunidade de passar alguns momentos com os amigos. "É muito importante, então, todos os anos participo com meus amigos. É um dia diferente, onde conseguimos praticar um esporte e nos divertir", comenta.

Além das categorias dos ciclistas mais novos e mais velhos, nas classes masculina e feminina, o evento premiou com troféu: a bicicleta mais enfeitada, mais antiga original, mais incrementada, maior equipe uniformizada, ciclista melhor fantasiado e a melhor buzina ou alarme sonoro.

Foram sorteados também um celular, dois cheques no valor de R$ 50 cada, quatro bolas de futebol, uma bicicleta e vários brindes aos participantes. A atividade foi realizada com o apoio da Prefeitura e do Rotary Club, de Álvares Machado, assim como da Bicicletaria Mineira, de Presidente Prudente.
Publicidade

Veja também