Pastoral Carcerária leva missas e catequese para dentro de presídio em Prudente

Diocese mantém projeto que atende até 30 detentos do Centro de Ressocialização do distrito de Montalvão; celebrações da palavra de Deus ocorrem nas noites de sexta

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 12/03/2024
Horário 17:57
Foto: Diocese de Prudente
Agentes da Pastoral Carcerária se comprometem a levar Evangelho para detentos
Agentes da Pastoral Carcerária se comprometem a levar Evangelho para detentos

Além das paredes das igrejas, as pastorais, movimentos, serviços e comunidades da Diocese de Presidente Prudente estão comprometidas a levar a mensagem do Evangelho à sociedade em geral, independentemente do local onde as pessoas se encontrem. Nesse sentido, voluntários e padres da Pastoral Carcerária se reúnem semanalmente para propagar a palavra de Deus aos detentos do CR (Centro de Ressocialização) do distrito de Montalvão, em Prudente.

Nessa unidade, a pastoral celebra missas (ou celebração da palavra) todas as sextas-feiras, das 20h às 21h30. Além disso, eventualmente é realizada catequese utilizando temáticas como doutrina, sacramentos, mandamentos, querigma etc.

De acordo com o coordenador da Pastoral Carcerária, Adauto da Silveira, cerca de dois a três voluntários acompanham o padre nas visitas. Quando o sacerdote autorizado não pode ir, o grupo se organiza para a celebração da palavra e/ou catequese. Em torno de 10 a 30 detentos participam com eles no local.

“Eles se sentem acolhidos e tomam consciência de que fazem parte da Igreja de Cristo, não importando o lugar onde estão temporariamente, nem o crime que cometeram, mas, sim, o arrependimento e o desejo de conversão. Em um mundo que os excluem, esses momentos os encorajam a recomeçar e não desistir de tentarem ser melhores!”, destaca o coordenador.

Pouco antes das celebrações, o padre também atende confissões. Hoje, a pastoral conta com 10 membros leigos e dois presbíteros: padre José Gilmar Moreira (Paróquia São Pedro, de Prudente) e o padre Jailton Pereira de Brito (Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Prudente), que é o atual assessor eclesiástico do grupo.

Irmandade Mariana

Além desse trabalho de evangelização promovido pela pastoral, os próprios detentos se organizam diariamente para rezar o terço. O movimento é nomeado como Irmandade Mariana e é promovido pelos internos católicos que, além da oração, acolhem aqueles que chegam e desejam participar das missas e ajudam na distribuição das leituras nas celebrações.

A Irmandade Mariana surgiu nesse CR por volta de 2007 e teve como fundador o Sidney Teixeira, que hoje atua na Paróquia São João Batista, de João Ramalho, na Diocese de Assis. Atualmente, fundou a Missão "Filii Dei", que tem como lema “Levando almas para Deus”.

Mesmo com a alta rotatividade dos internos, o movimento segue vivo até hoje no local.

Serviço

Para ser um voluntário na Pastoral Carcerária, é necessário participar de uma paróquia e não possuir antecedentes criminais. Após um cadastro na SAP (Secretaria de Administração Prisional), o agente da pastoral recebe uma carteirinha que o habilita a entrar na unidade e no horário autorizado.

Tendo interesse em participar, pode entrar em contato diretamente com o coordenador Adauto pelo número (18) 99701-9919. Caso prefira, procurar o padre Jailton na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Humberto Salvador, em Prudente.

Publicidade

Veja também