Pastoral prudentina recebe prêmio por trabalhos com pessoas em situação de rua na pandemia

Medalha de mérito foi entregue pela Seleção Brasileira das Forças Internacionais da Paz aos Servos da Misericórdia da Igreja Maristela

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 04/04/2022
Horário 13:42
Foto: Arquivo/Pascom Maristela
Grupo conta com cerca de 30 voluntários que cuidam do preparo das marmitas
Grupo conta com cerca de 30 voluntários que cuidam do preparo das marmitas

A Pastoral Servos da Misericórdia da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, a Igreja Maristela de Presidente Prudente, ganhou, no mês de março, uma medalha de mérito pelo trabalho solidário realizado durante a pandemia com as pessoas em situação de rua. 

O prêmio foi entregue pela ABFIP (Seleção Brasileira das Forças Internacionais da Paz) nas mãos de Jairo Benvenuto, 60 anos, atual coordenador da pastoral dos Servos da Paróquia Nossa Senhora do Carmo e voluntário há cerca de 16 anos. Ele destaca que, mesmo com a pandemia, não tiveram problemas em sair ao encontro dos mais necessitados. 

“Foi muito legal o reconhecimento do trabalho, do esforço de cada voluntário durante a pandemia. Não foi somente uma indicação da pastoral, houve uma pesquisa na cidade. Então, nós fomos escolhidos e isso é muito legal”, diz o coordenador. 

O evento ocorreu no dia 11 de março de 2022, em São Paulo (SP), pela ABFIP, e teve como objetivo homenagear profissionais que têm trabalhado arduamente no enfrentamento à pandemia da Covid-19. 

Foto: Cedida - Prêmio foi entregue nas mãos de Jairo Benvenuto, atual coordenador da pastoral

Pastoral humanitária

Os Servos da Misericórdia é uma pastoral que ajuda as pessoas em situação de rua levando comida, cobertores e roupas, auxiliando com internações e localização de parentes e distribuindo amor. São cerca de 120 marmitas produzidas semanalmente e mais de seis mil em um ano. 

“Não queremos fomentar nenhum tipo de vício. Pelo contrário, olhamos para as necessidades básicas deles. Nós levamos muito mais do que alimento. Nós levamos amor! Essa é a missão dos Servos da Misericórdia e é isso que nos ensina essa pastoral em nossa igreja”, ressalta o atual pároco da comunidade, padre Rodrigo Gomes de Moreno.  

A pastoral existe há cerca de 20 anos. “Paramos por um tempo e, depois, com a vinda do padre Rodrigo, voltamos com as atividades. Costumo falar que não levamos comida e, sim, amor. Conseguimos olhar nos olhos de um irmão de rua e ver o rosto de Jesus neles, uma forma bem simples de evangelização”, afirma Jairo.

Durante a pandemia, os servos continuaram ativamente trabalhando para ajudar os mais necessitados. “Todas as sexta-feiras, independentemente da situação, nós fomos às ruas, precavidos com luvas, máscaras e bastante álcool em gel e tomando os devidos cuidados”, destaca o coordenador. 

Na ocasião, o grupo foi dividido em duas equipes para ter uma abrangência maior na cidade. Eles tiveram que lidar com os riscos da pandemia e com o toque de recolher, que iniciava às 21h. 

Foto: Arquivo/Pascom Maristela - Servos durante oração e entrega das marmitas no centro de Prudente

Equipe de voluntários

Atualmente, o grupo conta com cerca de 30 voluntários que cuidam da parte de arrecadação dos ingredientes, preparo das marmitas, armazenagem e distribuição nos locais de Presidente Prudente.

“Todas as sextas-feiras, por volta das 15h, chegam os voluntários para fazer a comida, finalizando próximo das 18h. Depois, às 19h, chega o pessoal da rota e saímos para a entrega. Voltamos quando acabam as marmitas”, explica o coordenador. 

Luiz Carlos Gonçalves, 37 anos, é um desses voluntários e está há cerca de cinco anos na missão. Ele atua no grupo na parte de locomoção e entrega das marmitas. “É uma coisa meio inexplicável, uma sensação muito boa. A gente fala que isso faz mais bem para nós do que para eles. Uma das coisas que tem mais significado para mim é você dar atenção para eles, conversar, ganhar um sorriso, um abraço”, destaca. 

O voluntário conta ainda que sempre teve contato com moradores de rua e conversava com eles. Porém, ao entrar para o grupo dos servos, ele pôde ter mais segurança e conforto ao promover as ações de entrega de marmitas. 

Serviço 

Interessados em ajudar de alguma forma podem procurar pela Pastoral do Servos da Misericórdia. Para isso, basta entrar em contato com a Secretaria Paroquial pelo número (18) 3223-5637 ou (18) 99773-4719 (WhatsApp).

Publicidade

Veja também