Pastoral social diocesana reativa farmácia comunitária em Prudente

Pessoas sem dinheiro para comprar medicamentos podem apresentar receita e obtê-los de graça; iniciativa recebe doações de remédios novos ou usados

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 07/02/2022
Horário 14:12
Foto: Reprodução
Farmácia Comunitária fica localizada no subsolo da Casa de Encontros, na Vila Euclides
Farmácia Comunitária fica localizada no subsolo da Casa de Encontros, na Vila Euclides

Neste ano, a Diocese de Presidente Prudente ganhou uma farmácia comunitária totalmente gratuita para atender a população. O projeto foi reorganizado pela pastoral social diocesana, coordenada por Talmir Rodrigues, em parceria com Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, e a Associação “Amor e Resposta”, conduzida pelo padre Éverton Aparecido da Silva.

“Ela surgiu da ideia de ajudar as pessoas carentes, que não têm dinheiro para comprar remédios, no sentido de que o cidadão se apresente com uma receita e, a partir do momento em que haja disposição deste medicamento, seja repassado a ela”, destaca Talmir. 

De acordo com a coordenação, a Farmácia Comunitária surgiu há mais de 30 anos e já esteve em muitas localidades de Presidente Prudente, dentre elas, embaixo do viaduto do Centro, dentro do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida e na Capela de Santo Expedito, no Servantes 2. 

Para dar continuidade ao projeto, a farmácia conta com a ajuda de toda a comunidade com doações de medicamentos novos ou usados. Eles podem ser em comprimidos, líquidos, injetáveis, pomadas e em outras apresentações.

Não é necessário se preocupar com o prazo de validade, pois haverá uma equipe que fará a triagem de cada medicamento, dando o descarte correto, caso seja necessário. As doações já podem ser entregues no local (subsolo da Casa de Encontros) ou na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, que fica ao lado. 

Em nota divulgada e assinada por Dom Benedito, ele faz um apelo pela colaboração das pastorais e movimentos, institutos, paróquias, capelas e serviços para que doem e divulguem esse trabalho. 

Serviço 

A Farmácia Comunitária fica localizada no subsolo da Casa de Encontros, na Rua Padre João Goetz, 400, na Vila Euclides, em Presidente Prudente. O atendimento ao público será das 14h às 16h, e os medicamentos serão liberados apenas com receita médica. O trabalho será feito por voluntários da área da saúde. É preciso consultar a disponibilidade dos medicamentos no local. 

Publicidade

Veja também