Paulo Cupertino, acusado de matar ator Rafael Miguel, é transferido para P1 de Venceslau

Detento deu entrada à unidade da região nesta terça-feira e, segundo SAP, "foi recebido normalmente como todos os demais presos e levado para uma cela individual"

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 08/06/2022
Horário 15:10
Foto: FotoRua/Folhapress
Paulo Cupertino Matias foi preso em São Paulo no dia 16 de maio
Paulo Cupertino Matias foi preso em São Paulo no dia 16 de maio

O comerciante acusado de matar o ator Rafael Miguel e os pais dele, Paulo Cupertino, deu entrada nesta terça-feira à Penitenciária Zwinglio Ferreira, a P1, de Presidente Venceslau.

Em nota enviada a O Imparcial, a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) informa que a transferência do preso ocorreu após o término do regime de observação na unidade em que o detento estava anteriormente.

"Cupertino foi recebido normalmente como todos os demais presos, passou pelo Setor de Inclusão, recebeu os materiais necessários para a sua permanência e foi levado para uma cela individual", expõe.

Conforme informações da Folhapress, o comerciante Paulo Cupertino Matias, acusado de matar o ator de "Chiquititas", Rafael Miguel, e os pais do jovem em junho de 2019, na zona sul da capital paulista, foi preso no dia 16 de maio por policiais do 98º DP (Distrito Policial). Ele estava escondido em hotel em Interlagos, na mesma região onde cometeu o crime, e foi localizado pelos investigadores da Polícia Civil após uma denúncia anônima.

"Fizemos um trabalho de investigação e ficamos alguns dias de campana no hotel em Interlagos onde estava escondido. Nesta tarde [de 16 de maio], conseguimos identificá-lo e o prendemos. Ele está negando o crime. Disse que é inocente", contou Wendel Luís Pinto Sousa Silva, delegado do 98º DP e comandante da operação, em entrevista coletiva.

Cupertino estava foragido desde o crime e chegou a mudar de nome para Manoel Machado da Silva para tentar fugir da polícia. Ele passou por cidades do interior paulista, como Sorocaba e Campinas, do Paraná (Jataizinho) e do Mato Grosso do Sul (Ponta Porã), onde trabalhou como cuidador de gado em uma fazenda.

Em julho de 2020, o homem passou a compor a lista dos criminosos mais procurados pela polícia paulista. Houve a divulgação de fotos de possíveis disfarces dele.

No dia 28 de outubro, ele foi localizado em Eldorado, no Mato Grosso do Sul, mas conseguiu fugir. Na ocasião, a polícia achou a identidade falsa usada por ele na região. O documento foi cancelado. A prisão dele chegou a ser anunciada pela Polícia Militar no interior do Paraná, porém acabou desmentida logo em seguida pela Polícia Civil paulista.

Na entrevista coletiva, o delegado-geral da Polícia Civil, Osvaldo Nico Gonçalves, contou que por várias vezes chegou perto de prender Cupertino, no entanto, ele conseguiu escapar por pouco.

"Na hora da prisão, ele me viu e falou: 'Quase você me pegou na fronteira, hein!'. Ele tinha uma banca de sanduíche na fronteira. Encontramos o carrinho, mas ele não estava. Perdemos ele no Paraguai, numa barbearia, perdemos ele várias vezes", disse o delegado-geral, exaltando o trabalho feito pela Polícia Civil de São Paulo na prisão.

Publicidade

Veja também