Paulo Skaf visita Prudente nesta terça-feira

Agenda do presidente da Fiesp e do Sesi-SP inclui assinatura do Programa Atleta do Futuro

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 22/11/2021
Horário 19:20
Foto: Cedida
Skaf vem a Prudente nesta terça, pela última vez, como presidente da Fiesp e do Sesi-SP 
Skaf vem a Prudente nesta terça, pela última vez, como presidente da Fiesp e do Sesi-SP 

O presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do Sesi (Serviço Social da Indústria), Paulo Skaf, estará em Presidente Prudente nesta terça-feira (23/11). A visita, que é a última de Skaf ao oeste paulista como presidente das instituições que representam a indústria paulista, terá início às 9h, na Escola Sesi anexa ao CAT (Centro de Atividades) Belmiro Jesus (Avenida Ibraim Nobre, 585, Parque Furquim).
Skaf inaugura o novo Fab Lab da unidade e assina no local o convênio do PAF (Programa Atleta do Futuro) com a cidade de Presidente Prudente, a maior do oeste paulista. Cerca de 110 crianças serão beneficiadas com a prática de modalidades esportivas como futsal e vôlei, que serão ofertadas de forma gratuita para crianças de 6 a 17 anos. 
Em todo o Estado de São Paulo, o programa beneficia cerca de 200 mil alunos, com 215 prefeituras conveniadas. Além de introduzir a prática esportiva aos participantes, os alunos possuem a oportunidade de, juntamente com o professor, discutirem temas como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural, dentre outros. Os professores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.
A Escola Sesi de Presidente Prudente, no Parque Furquim, conta com estrutura moderna e ambientes pedagógicos aconchegantes. São 30 salas de aula onde os alunos têm à disposição laboratórios de Ciência e Tecnologia, Química, Biologia, Informática Educacional, Informática Móvel e um laboratório de Mídias e Tecnologia. A unidade atende 1.023 alunos, sendo 827 do ensino fundamental e 196 do ensino médio. Por mês, são servidas aos alunos quase 28 mil refeições, entre café da manhã, almoço e lanche da tarde. 
Outro local importante da unidade é o Fab Lab, espaço da rede Sesi-SP onde alunos e professores colocam seu potencial criativo à prova, utilizando equipamentos como impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, router CNC, microprocessadores, bancada de ferramentas para eletrônica e programação, incluindo a robótica.

Antonio Scalon

Na sequência, às 10h30, Paulo Skaf segue para a outra escola da entidade no município (Rua Alfa Boscoli, 381, Vila Real), onde designará Antonio Scalon como patrono da unidade. Filho de imigrantes italianos, o homenageado nasceu na cidade de Viradouro (SP) e chegou a Presidente Prudente na década de 1950, onde trabalhou até se aposentar, como vendedor no antigo Curtume Crepaldi. Antonio Scalon fez questão de que os filhos estudassem até o ensino superior, ainda que ele mesmo não tenha tido essa oportunidade. 
A Escola Sesi Antonio Scalon possui 20 salas de aula, que atendem 765 alunos, sendo 572 no ensino fundamental e 193 no ensino médio. A unidade conta com laboratórios de Informática, Mídias e Tecnologia, Química e Física. Ao mês, são servidas aos alunos mais de 20 mil refeições entre café da manhã, almoço e lanche da tarde. 

Investimentos na região

Durante a gestão de Paulo Skaf, de 2007 a 2021, o oeste paulista foi beneficiado com inúmeros investimentos. Somente no município de Presidente Prudente foram mais de R$ 75 milhões investidos no CAT (Centro de Atividades) Sesi Belmiro Jesus, e nas duas Escolas Sesi de Presidente Prudente. Em toda a região, onde o Sesi construiu novas escolas também em Álvares Machado, Osvaldo Cruz e Regente Feijó, o aporte foi superior a R$ 122 milhões.

Publicidade

Veja também