Pé de Cana e Mamulengo da Folia nas ruas da Cohab e em Floresta do Sul

Estas são as atrações do segundo fim de semana da 3ª Mostra Galpão da Lua, que segue até o dia 21 de novembro, levando arte pelos bairros e distritos de Prudente

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 23/10/2021
Horário 07:06
Foto: Divulgação
Cia Pé de Canacom sua kombi icônica chega na porta da sua casa, divertindo toda a família
Cia Pé de Canacom sua kombi icônica chega na porta da sua casa, divertindo toda a família

A atração do segundo fim de semana da 3ª Mostra Galpão da Lua, neste sábado e domingo, é a Cia Pé de Cana, de Iracemápolis (SP), e o grupo Mamulengo da Folia, de São Paulo (SP). De acordo com Tiago Munhoz, um dos integrantes do Galpão e da organização da mostra, assim como a abertura foi um sucesso na semana passada, os dois grupos prometem espalhar muita alegria pelas ruas do distrito de Floresta do Sul e bairros na região da Cohab em Presidente Prudente.
Segundo Thiago, para levar essa alegria toda, dois veículos alegóricos irão circular simultaneamente por esses lugares, sendo uma kombi circense e uma van-palco, que levam para o público apresentações de circo e de teatro de mamulengo. 
Ele expõe que o público não precisa sair de casa para assistir os espetáculos porque estes acontecem bem no portão, na rua ou na calçada das casas. “Essa é a característica da mostra pensada pelos artistas do Galpão para acontecer com todos os cuidados mesmo nos tempos de pandemia. É arte, saúde, alegria e carinho em um só projeto”, destaca o artista.
Na semana passada, Tiago diz que até a chuva deu trégua para a arte, o céu firmou e não caiu uma gota d’água durante as apresentações no sábado e domingo. “Estreamos com chave de ouro, não poderia ser melhor. A diversidade é a grande característica da nossa programação. O formato e as linguagens diversas nos trazem surpresas maravilhosas e esse foi só o começo. Tem muita coisa boa vindo por aí”, adianta o artista, acrescentando que os bairros da zona leste e Jardim Vale do Sol receberam atrações circenses com o malabarista Palhaço Fusquinha de Sorocaba (SP) e ainda desfrutaram da poesia mágica das músicas do Grupo Taquitá de Presidente Prudente. 

Companhia Pé de Cana

O grupo nasceu em 2013 em Iracemápolis. A pesquisa cênica da trupe é voltada para a arte de rua. Nos anos de 2016 e 2018, circulou de forma independente por 13 Estados brasileiros, atingindo 140 cidades e um público de aproximadamente 25 mil pessoas. Essa experiência rendeu ao grupo uma identidade mambembe e um estilo cênico que joga muito com a plateia, numa relação direta, horizontal. Com sua kombi icônica, de um grupo mambembe, os Pé de Cana irão percorrer as ruas apresentando cenas circenses de um projeto que desenvolveram durante a pandemia, baseado na ideia do palhaço delivery, que chega na porta da sua casa, divertindo a família como se fosse uma entrega rápida e segura.

Mamulengo da Folia

O grupo surgiu em São Paulo, em 2005, com sua barraca de bonecos e desde então não parou mais de circular. O mamulengo é um teatro popular despojado, apresentado dentro de uma barraca sanfonada, onde fica o mamulengueiro com sua mala de bonecos. 
A brincadeira é muito popular no Nordeste, de onde vêm seus grandes mestres, que criaram uma tradição que se espalhou pelo Brasil e ficou conhecida no mundo, com características próprias, regionais, e um jeito muito popular de brincar e contar histórias para o público. A barraca vai abrir diversas vezes em espetáculos rápidos, mas que poderiam durar horas, de acordo com o vasto repertório de histórias e brincadeiras que fazem parte dessa arte tão bem representada pelo Mamulengo da Folia. 
Um destaque especial no espetáculo é a participação do Trio Agrestino, um trio de forró que acompanha o Mamulengo da Folia em seus espetáculos, anima as brincadeiras e interage com os bonecos e o público.

Terceira Mostra Galpão da Lua

Está apenas começando! A mostra segue aos finais de semana, até o dia 21 de novembro. É a arte de rua ocupando a cidade com trabalhos cênicos de 16 artistas e grupos vindos de diversos lugares do país. Seu formato itinerante tem o objetivo de não promover aglomeração e assim evitar a propagação da Covid-19, com as apresentações rápidas, de no máximo 15 minutos, distribuídas em aproximadamente 150 pontos espalhados por bairros e distritos de Prudente. 
A 3ª Mostra Galpão da Lua é uma realização do Ponto de Cultura Galpão da Lua com o apoio do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura, através do ProAC Expresso LAB 60 - “Prêmio por histórico de realização de mostras, festivais, mercados, feiras e festas literárias, premiações e outros eventos culturais”. 

PROGRAMAÇÃO
SÁBADO – das 15h às 18h

Local: ruas do Distrito de Floresta do Sul
Atrações: Cia Pé de Cana Iracemápolis (SP) e Mamulengo da Folia - São Paulo (SP)

DOMINGO – das 15h às 18h
Local: ruas dos bairros da região da Cohab em Presidente Prudente
Atrações: Cia Pé de Cana - Iracemápolis (SP) e Mamulengo da Folia - São Paulo (SP)

SERVIÇO
Todas as informações da 3ª Mostra estão disponíveis nas redes sociais do Galpão da Lua e no seu blog federacaoprudentinadeteatro.blogspot.com.

Divulgação

Mamulengueiro com sua mala de bonecos e um jeito muito popular de brincar e contar histórias 

Publicidade

Veja também