Pedal movimenta estradas rurais de Narandiba no domingo

Rota das Frutas Exóticas & Circuito das Cachoeiras: são 26 km de aventuras e belezas em meio à natureza pra lavar a alma; inscrições vão até sábado

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 08/12/2022
Horário 08:00
Foto: Cedida
Além do prazer da atividade física, participantes passeiam entre os pomares
Além do prazer da atividade física, participantes passeiam entre os pomares

Ocorre neste domingo, em Narandiba, o Pedal Rota das Frutas Exóticas & Circuito das Cachoeiras, num trajeto de 26 km (quilômetros) – 300 m (metros) altimetria – por estradas rurais em canavial, areia, terra batida e pavimentos. De acordo com Ademir Alves Júnior, o Dema, 43 anos, este é um roteiro cicloguiado, o qual ele organiza e juntamente com seu grupo de guias, todos equipados com rádios, saem de Presidente Prudente até Narandiba. Para participar, é cobrada uma taxa de R$ 100 com café da manhã incluso, acesso à fazenda, degustação de frutas, mergulhos nas cachoeiras e almoço. Inscrições podem ser feitas até sábado.
Dema menciona que este roteiro começou a ser elaborado desde dezembro de 2021, juntamente com a Prefeitura de Narandiba, por meio da Coordenadoria Municipal de Cultura. “A ideia dele é fortalecer e implementar roteiros de cicloturismo como tem em todo o Brasil, mas não em nossa região. Então queremos trazer isso para a região”, expõe Dema, acentuando que o Ciclo Rota Costa Oeste, Ramal Narandiba, Rota das Frutas Exóticas & Circuito das Cachoeiras é o primeiro ramal de cicloturismo do oeste paulista.

“A IDEIA DELE É FORTALECER E IMPLEMENTAR ROTEIROS DE CICLOTURISMO COMO TEM EM TODO O BRASIL, MAS NÃO EM NOSSA REGIÃO. ENTÃO QUEREMOS TRAZER ISSO PARA CÁ”
Dema

Ele destaca que esse roteiro ainda vem movimentar a economia local. E explica que logo que chegam à cidade vão tomar um café da manhã na Padaria da Guta, a qual já até reformou seu estabelecimento, por exemplo, com a geração de renda do cicloturismo.
Depois, uma taxa é paga para a visitação e passeio entre os pomares da fazenda produtora de frutas exóticas como pitaya, pitanga, amora, lichia, tamarindo, uva (terceira geração de produtores), etc.
“Ou seja, nesse fim de semana os aventureiros das bikes têm a oportunidade de pedalar literalmente em meio a lindas paisagens. Degustar e comprar frutas diretamente do produtor. Depois é hora de se encantar com a beleza das cinco cachoeiras, onde mergulhamos em todas pra limpar a alma. E finalizamos com um almoço”, exalta Dema.

Prazer e satisfação

No dia 5, fez um ano que esse circuito é realizado e dele já participaram 13 turmas, com mais ou menos 550 ciclistas fazendo esse cicloturismo. “Ou seja, diversão em total contato com a natureza e históricos locais fomentando o agronegócio e a fruticultura [que é forte em nossa região] ao mesmo tempo”, acentua Dema.
Ciclista há mais de 20 anos, que viaja de bike Brasil afora, Dema é membro fundador do Pedivela Bike Clube, em Presidente Prudente, tem a agência de roteiros de bike, a @pedivelabiketour, consultor de vendas de bike e desde 2018 integra o Ciclo Comitê Paulista. 

SERVIÇO
No domingo, eles se reúnem às 6h no estacionamento da Havan, em Prudente, de onde saem cada um com seu carro até Narandiba, onde começa o pedal.
Mais informações sobre o Pedal Rota das Frutas Exóticas & Circuito das Cachoeiras e as inscrições, que devem ser feitas até sábado, basta entrar em contato com Dema pelo número (18) 98147-5915 ou pelo Instagram @pedivelabiketour.

Fotos: Cedidas

Degustação de frutas exóticas e produtos à base delas estão no cardápio


Beleza das cinco cachoeiras e o mergulho em todas elas para limpar a alma!

Publicidade

Veja também