Pedido de cassação

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 01/04/2023
Horário 04:18

Em ofício protocolado na Câmara Municipal de Presidente Prudente, destinado ao presidente Tiago Oliveira (PTB), o vereador Mauro Neves (Pode) requer que seja aberto processo de cassação do prefeito Ed Thomas (sem partido). 

DESCUMPRIMENTO À LEI
O protocolo foi feito no final da tarde de quinta-feira (30) e o assunto virou notícia, desde ontem. O vereador manifesta indícios, em tese, do cometimento de infração político-administrativa por não cumprimento da Lei Orçamentária Municipal de 2022.

DESTINAÇÃO DE EMENDA
Naquele ano, o vereador destinou parte de suas emendas impositivas para a compra de 19 aparelhos de ar-condicionado e a realização dos serviços de instalação na Escola Karina Athia Krasuchi, vinculada à Seduc (Secretaria Municipal de Educação).

RECEITAS DO FUNDEB
Conforme o ofício, a emenda impositiva foi ignorada e em 2023 foram adquiridos 12 aparelhos para a escola que fica no bairro Ana Jacinta, com receitas do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica) e recursos federais vinculados.  

RECEITA E EXERCÍCIO
Considerando a legislação vigente e na interpretação do vereador (tudo indica que tenha buscado orientação jurídica), os aparelhos deveriam ter sido comprados e instalados com receita corrente líquida do município e dentro do exercício orçamentário de 2022.

GASTOS E APLICAÇÃO
Vereador de 2º mandato, o policial militar da reserva Mauro Neves cumpre com rigor o papel de fiscalizar a qualidade dos gastos, a boa aplicação dos recursos e os reflexos das aplicações. O que tem feito desde a administração do prefeito Nelson Bugalho (PSDB). 

POR MAIORIA SIMPLES
A denúncia deverá ser lida na sessão ordinária da próxima segunda-feira (3). Tanto para ser aprovada ou rejeitada, vale a maioria simples: 6 votos. Como o denunciante não pode votar, então, deverá ser chamado o suplente Fernando Gesse.

ATENTO AOS FATOS
Atento ao que poderá ocorrer, para então tomar as medidas cabíveis, o prefeito retornava de Brasília no dia em que foi feita a denúncia, onde passou três dias em busca de recursos em Ministérios e junto a deputados na Câmara Federal.

AVALIAÇÃO POSITIVA
Viagem em caravana da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) com 44 pessoas, incluindo oito prefeitos, secretários e vereadores. Na condição de presidente da entidade, Ed Thomas disse ao Plantão que a avaliação é positiva.

IDÊNTICO RETORNO
Pedidos de recursos foram protocolados e tudo indica o idêntico retorno da caravana de 2022, quando representantes de 33 cidades puderem apresentar seus pedidos e serem atendidos em infraestrutura, equipamentos e regularização de situações pendentes.

CENTRO DO PODER
A estada da Unipontal no centro do poder esteve vinculada à “Marcha a Brasília, em Defesa dos Municípios” que foi organizada pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios).

CONGRESSO ESTADUAL
Em maio, de 9 a 11, a Unipontal irá em caravana ao 65º Congresso Estadual dos Municípios, em Ribeirão Preto. Realização da APM (Associação Paulista dos Municípios). Eficiência da arrecadação tributária estará entre os assuntos em debate.

Publicidade

Veja também