Pedra fundamental Rede Lucy Montoro

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 06/02/2022
Horário 06:20

Na última sexta-feira, o governador do Estado de São Paulo, João Dória, esteve em Presidente Prudente para o lançamento oficial de contratação para as obras do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. A obra está orçada em R$ 23,5 milhões e beneficiará os 45 municípios da região Oeste Paulista, terá uma área de 2.972,36 m² de área construída.

Luta antiga
Segundo o vereador de Pirapozinho, Claudinei Dinello (PODEMOS), “uma insistência para atender casos graves de traumatismos e amputados que começou em 2010. Não foram muitos municípios que acreditaram e aderiram a causa”. A implantação da Rede Lucy Montoro foi destaque na primeira edição desta coluna, em 20 de outubro de 2019. Na ocasião, Dinello propôs a discussão pois os pacientes que necessitam algum tipo de atendimento, ou mesmo órteses e próteses, é direcionado para o posto do AME Presidente Prudente, que tem capacidade de atendimento restrita. Após esta audiência, as autoridades se sensibilizaram e começaram a articular estratégias para esta implantação que beneficiará toda a região. Parabéns para todas as autoridades envolvidas. A obra tem prazo de conclusão de 18 meses após a licitação.

Investimentos em Educação
Durante a visita, o governador anunciou investimentos de R$ 27,6 milhões na ampliação de creches e escolas para 15 cidades da região, entre os municípios beneficiados estão: Narandiba, Tarabaí, Sandovalina e Estrela do Norte.

Volta às aulas
Em Pirapozinho, a rede municipal de ensino já está preparada para receber alunos para o ano letivo de 2022. As aulas começam nesta segunda, 7. Pais estão recebendo as orientações de professores e gestores das escolas da cidade. Na Escola Moacyr Teixeira, por exemplo, os alunos retornarão às aulas presenciais ainda com horário reduzido. Só a partir de 14 de fevereiro, a carga horária diária retorna ao normal.

Chuva, muita água nos últimos dias
Muita água em toda a região. As chuvas de verão escancaram problemas que já são de conhecimento das autoridades. Todo o verão é assim, entra ano e sai ano. Um dos pontos recorrentes, é na rua Mario Angelo Sereghetti. No local o asfalto estufa, forma ondulações, abre buracos. Nem precisa chover tão intensamente para isso acontecer e as autoridades só investem em medidas paliativas, até algo mais sério acontecer, só nas tragédias que parece que as providências são tomadas, infelizmente.

Animais peçonhentos no Parque Alvorada
O que está tirando o sono dos moradores do Parque Alvorada em Pirapozinho, é o aparecimento de animais peçonhentos. E é justamente no período de chuvas, no verão que os acidentes com estes animais aumentam. Segundo o Ministério da Saúde, no ranking de ataques envolvendo estes animais, em primeiro lugar estão as cobras (serpentes), seguida de escorpiões e abelhas. No bairro de Pirapozinho, uma cobra foi capturada esta semana pelo Corpo de Bombeiros. Outra cobra picou um animal de estimação de uma moradora da rua Petronilho Azevedo de Brito que não resistiu ao veneno e morreu. Além das cobras, escorpiões também foram encontrados em outras duas residências.

Evitar acidentes
Para evitar acidentes é importante sempre verificar ralos, pias e calhas. Cuidado também com as roupas penduradas, cortinas e sapatos que são os locais preferidos destes animais.

Karatê online em Narandiba
Em obediência ao Decreto Municipal do dia 31/01, todas as atividades esportivas de Narandiba estão suspensas para o controle dos casos de Covid-19. Para manter a rotina de treinamento, o sensei Elton Shiratomi está ministrando as aulas de karatê do projeto Jovens de Ouro da cidade de forma online até o dia 18 de fevereiro. E por hoje é só! Até a próxima edição!

Publicidade

Veja também