PEDRINHAS DE BRILHANTES

Miguel Toninato

COLUNA - Miguel Toninato

Data 09/02/2020
Horário 06:07
Darcio Gusman: Equipe no Espaço Reluz, Regiane Dutra, Eliane Melem, Sandra, Jussara Lins e Nancy Fernandes
Darcio Gusman: Equipe no Espaço Reluz, Regiane Dutra, Eliane Melem, Sandra, Jussara Lins e Nancy Fernandes

Chegou no espaço Reluz Restaurando Mulheres, que já atua como um local multidisciplinar, mais um serviço de apoio às famílias: o Pedrinhas de Brilhantes! Um espaço de brincar livre para crianças de 6 meses a 6 anos de idade. A missão do Pedrinhas de Brilhantes é apoiar os pais em suas necessidades imediatas, quando precisarem de um tempo para seus afazeres e no contra turno escolar. Podem deixar as crianças por horas avulsas, ou fazer pacotes para serem utilizados durante o mês.

MARIA MONTESSORI
Embasado na abordagem de Maria Montessori, médica pediatra, nascida em 1870, na Itália, que desenvolveu o método para acompanhar a primeira infância e que tem influenciado toda uma geração de estudiosos sobre o assunto. O Pedrinhas de Brilhantes surge com os mesmos princípios.

DA TEORIA À PRÁTICA
A pedagoga, especialista em literatura infantil pela Unesp de Presidente Prudente, Nancy Fernandes, que dirige as profissionais desta ala, cita outra fonte de inspiração para o trabalho do Espaço Pedrinhas de Brilhantes: Emmi Pikler, pediatra, húngara, que introduziu novas teorias da educação infantil e as colocou em prática em um orfanato que ela dirigia, “nascida em 1902, esta pedagoga é mais contemporânea, e nos deixou uma linha de trabalho para os menores, que chamamos de primeiríssima infância, que vai do 0 a 3 anos. Nossos brinquedos são baseados nessas teóricas”, explica Nancy.

LIVRE PARA BRINCAR
No Pedrinhas de Brilhantes as crianças serão recepcionadas por uma equipe de pedagogas, que tem um “baú” cheio de amor e brincadeiras instigantes para proporcionar experiências transformadoras. O espaço funciona em período integral e conta também com vivências especiais, tais como musicalização, pintura, culinária, horta, movimento, contação de histórias e muito mais. “O brincar livre permite que a criança seja mais independente, tenha autocontrole, seja criativa, desenvolva a atenção, coordenação motora e assim, tenha um desenvolvimento integral, além de resgatar o contato com a Natureza”, conclui Nancy.

 

SERVIÇO
O Pedrinhas de Brilhantes fica no Espaço Reluz, na rua Quinze de Novembro, 1290, Centro e o telefone para agendamento é o (18) 98165-4179.

FOTOS: DARCIO GUSMAN


Proprietários do espaço Pedrinhas de Brilhantes, o casal Haroldo Albert e Nancy Fernandes


Neide Joana Bonadia Silva e Letícia Bonilho entre os pequenos Vinícius e Giovanna na Pedrinhas de Brilhantes


Andreia, Nancy e Ana Lúcia Medeiros com as crianças na Pedrinhas de Brilhantes


Nancy Fernandes recebe Bruna Reis Ferreira no novo espaço livre para brincar


Andrea Moraes e Fred Mello no violão envolvem as crianças com contação de histórias


Espaço livre para brincar no Pedrinhas de Brilhantes


Em família, Neide, Nilma, Nancy e Gabi Fernandes

 

Publicidade

Veja também