Pelo 26º ano, Prudente se tornará a capital nacional do teatro

EDITORIAL -

Data 19/08/2022
Horário 04:15

Todos os domingos, as crianças de Presidente Prudente têm acesso gratuito a diferentes espetáculos, encenados sempre no período da tarde, na Área de Convivência do Sesc Thermas. O Imparcial tem trazido semanalmente nas páginas deste diário a programação. Apresentações teatrais também são realizadas com frequência em escolas ou no Centro Cultural Matarazzo, através de distintos projetos que chegam ou são promovidos na cidade. E a verdade é uma só: independente de onde ocorrem, nos palcos ou nas ruas, sempre são sucesso de público!
E para quem gosta, de se apresentar ou assistir, a boa notícia foi dada ontem por aqui. A Prefeitura, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), está com inscrições abertas para a 26ª edição do Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente). O evento, que tem abrangência nacional, volta no formato presencial após dois anos de pandemia. Será realizado de 11 a 19 de novembro, com programação para o público adulto e infanto-juvenil, em espaços convencionais, alternativos, ruas e praças.
Os grupos artísticos de todo o país interessados em apresentar seus trabalhos no evento devem cumprir as regras elencadas no edital e se inscrever até o dia 15 de setembro. Quatro companhias da cidade também terão a chance de divulgarem seu trabalho. Quem sabe não é a hora de termos mais talentos locais mostrando seus espetáculos e trocando experiências? Vêm artistas de todos os cantos.
O momento é de preparação. Temos excelentes grupos por aqui e na região. Inscrever-se é o primeiro passo. Caso a seleção, por parte da curadoria, não ocorra, o principal é não desistir e, mesmo assim, prestigiar. Aproveitar o festival para conhecer novas companhias, assistir outros trabalhos, conferir novas técnicas, participar de debates, ver com os colegas o que precisa ser mudado e o que pode ser aproveitado e melhorado no seu próprio projeto.
Pelo 26º ano, Prudente se tornará a capital nacional do teatro. Além de beneficiar os artistas, o festival - que tem inclusive, peças gratuitas - acaba sendo uma excelente oportunidade das pessoas que dificilmente têm acesso ao teatro e ao lazer conhecerem e prestigiarem uma ampla programação cultural. O público pode participar de bate-papos e reflexões sobre temas diversos. Se divertir e adquirir conhecimento, ao mesmo tempo.
A oportunidade aos grupos está lançada. Aguardamos ansiosos, até novembro, pelo desenrolar do festival!

Publicidade

Veja também