Pelo menos três

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 06/12/2020
Horário 05:04

Restando menos de 30 dias para eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Presidente Prudente que ocorrerá logo após a posse no dia 1º de janeiro, existem três articulações de candidaturas à presidente, conforme apuração do Plantão.

Os candidatos

Confirmaram interesse em ser presidente durante o biênio 2021/2022 o atual presidente Demerson Dias (PSB); o ex-presidente por duas vezes Enio Perrone (DEM) 2015/2016 e 2017/2018; e o vereador eleito mais votado Douglas Kato (PTB), com 2.980 votos.

Flores e espinho

De volta à Câmara depois de ter sido vereador de 2009 a 2012 e vice-prefeito da atual administração; Douglas responde ao Plantão que é candidato, mesmo sabendo não ser fácil se eleger; dando atender que existirem flores e espinhos em qualquer disputa.

Longo caminho

Conforme Douglas, entre ser candidato e ser presidente o caminho é longo. Porém, está disposto a percorrê-lo, até por conta da condição atual de vice-prefeito de uma gestão com obras inacabadas e de querer estar nas inaugurações como presidente da Câmara.

Handicap positivo

Reeleito, Enio Perrone (DEM) entende estar em condições de voltar a ser presidente; mediante o histórico de excelente trabalho que mantém a Câmara de Prudente como a mais econômica do estado de São Paulo entre as cidades de 200 a 300 mil habitantes.

Pingos nos is

Em seu histórico, Enio comenta que em situações de conflitos buscou entendimentos através de audiências públicas e diante de problema mais grave foi instalada CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), com resultado.

Xô marasmo

Sobre o próximo governo, garante que estará junto à base de apoio para ajudar Ed Thomas a “fazer um bom e necessário governo para tirar Prudente da inércia e do marasmo criado pelo atual governo”.

Vai mesmo

Reeleito vereador para exercer o terceiro mandato, Demerson afirma que vai mesmo disputar a reeleição interna para ser presidente pela segunda vez. Comenta que atende ao interesse da bancada e da executiva do partido, além do seu próprio querer.

Maior bancada

Além de ter  o deputado Ed Thomas como prefeito eleito, o PSB tem a maior bancada da Câmara, com três vereadores: Demerson, Ivan Itamar e Joana D´Arc. Como base de governo originária da composição majoritária eleitoral, são quatro vereadores.

Base governista

Todos os indicativos é que a base governista da 18ª legislatura será ampliada, diante da expectativa de um governo de coalisão, mas a sua origem envolve também a vereadora Miriam Brandão, eleita pelo mesmo partido do vice-prefeito Izaque Silva (Patriota).

Posições trocadas

Demerson foi vice-presidente da mesa diretora do biênio 2017/2018, da qual Enio foi presidente. Atualmente, Enio é vice-presidente da mesa diretora do biênio 2019/2020, da qual Demerson é presidente.

Durante o percurso

Enio ocupa a atual vice-presidência da Câmara, eleito em 15 de junho deste ano para ocupar a vacância do cargo com a morte de Natanael Gonzaga (PSDB), em 23 de abril. Detalhe: eleição da mesa diretora da Câmara é cargo por cargo e não por chapa.

Publicidade

Veja também