Penitenciária de Tupi oferece atendimentos

REGIÃO - VICTOR RODRIGUES

Data 15/03/2017
Horário 11:00



A 2ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade foi iniciada ontem, na Penitenciária Masculina de Tupi Paulista, e segue até sexta-feira, com a estimativa de realizar 3,4 mil atendimentos, segundo a direção da unidade. O evento conta com atendimentos jurídicos, médicos e documentais. Desde a 1ª edição, em fevereiro de 2016, foram realizados mais de 3,3 mil atendimentos. "A ação é muito importante, porque colabora para a reinserção social do reeducando. Além disso, há palestras educativas que tratam de saúde, ética, entre outros assuntos", comenta Agnaldo Aparecido Braga, diretor técnico III da unidade prisional.

Jornal O Imparcial Jornada da Cidadania e Empregabilidade conta com diversas ações, entre elas, de saúde

O trabalho percorre todos os presídios paulistas. A 2ª edição teve início às 9h, com cerimônia de abertura. O objetivo é oferecer serviços diversos e documentos pessoais aos sentenciados, dando a eles condições de estudar, trabalhar e prestar exames públicos, ainda dentro da prisão e fora dela. Deste modo, também contribui para a remição de pena oriunda de trabalho e educação, além de auxiliar na retomada da vida social quando ganharem a liberdade.

Entre as atividades, estão disponíveis: emissão/atualização e entrega de RGs, CPFs, Certidões de Nascimento, CTPS (Carteiras de Trabalho e Previdência Social), além de atendimentos jurídicos. Também são realizados cortes de cabelo, testes rápidos de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), aferição de pressão arterial e teste de glicemia. O público visitante poderá prestigiar exposição de produtos confeccionados na unidade em parceria com empresas.

 

Ação

O trabalho é feito pela SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), com o GCAE (Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade) da CRSC (Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania), em parceria com o Grate (Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação) da Croeste (Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado).

 
Publicidade

Veja também