Penitenciária recebe jornada da cidadania hoje

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 26/07/2016
Horário 11:18
 

Hoje, a Penitenciária de Flórida Paulista recebe a 1ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade, que vem percorrendo as unidades prisionais do Estado, conforme a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), com o objetivo de oferecer aos sentenciados serviços e documentos pessoais, dando a eles condições para estudar, trabalhar, prestar exames públicos e, consequentemente, contribuir também para remissão de pena oriunda do trabalho e educação. No geral, é um auxílio para retomada da vida em liberdade.

De 38 estabelecimentos administrados pela Croeste (Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado), a Penitenciária de Flórida Paulista é a 22ª a receber a caravana social que, na data de hoje, possui uma população carcerária de 1.935 sentenciados cumprindo pena em regime fechado, embora a capacidade do local seja para 768. Destes, 162 acabaram de concluir ensino fundamental ou médio, 695 trabalham para empresas privadas na montagem e embalagem de prendedores e costura de bolas e outros 164 executam serviços internos de limpeza, cozinha, manutenção e conservação predial da unidade.

O evento terá início com cerimônia de abertura às 9h, na presença de autoridades locais, durante o qual um grupo de sentenciados fará apresentação musical e outros demonstrarão ao vivo como são desenvolvidos os trabalhos na unidade. Ao público estarão expostos cartazes sobre cidadania produzidos durante as aulas escolares, artesanatos e um caderno de poesias escritos por reeducandos.

Logo após, o evento segue com emissão e atualização de documentos pessoais como Registro Geral, Certidão de Nascimento, Cadastro de Pessoa Física e Carteira de Trabalho e Previdência Social. Os beneficiados ainda participarão de palestras voltadas à saúde (higiene bucal e saúde mental) e reintegração social, bem como, receberão atendimentos médicos e jurídicos, testes rápidos de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), glicemia e pressão arterial.

Devido à demanda, algumas ações tiveram início em 19 de julho e seguiram ao longo da semana. Entre elas, palestras com os temas: trabalho como exercício à cidadania, saúde do homem, valorização e perspectiva de vida, DSTs, família, o primeiro passo para começar o seu negócio, condicionamento físico, liberdade e espiritualidade. Também foram realizadas oficinas culturais com exibição de filme, artesanato com jornal e crochê em malha.
Publicidade

Veja também