Penúltimo dia do Fentepp tem peça com drag queen Alexa Twister 

Apresentação ao ar livre na Cohab e oficina de dramaturgia também integram programação gratuita deste sábado; evento segue até amanhã

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 19/11/2022
Horário 06:40
Foto: Bruno Makia
“Inhai - Coisa de Viado” celebra e reflete sobre identidade de homens gays
“Inhai - Coisa de Viado” celebra e reflete sobre identidade de homens gays

Neste sábado, penúltimo dia de atividades do Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente), o público desfruta de uma programação diversa, que vai de espetáculo com a drag queen Alexa Twister a apresentação ao ar livre na Cohab e oficina de dramaturgia. E o melhor: de graça.
Com participação do público, o espetáculo “Inhai - Coisa de Viado” se desenrola do questionamento: “o que significa ser ‘viado’ nos dias de hoje?”. A partir de estudos científicos, fatos históricos, fenômenos da cultura pop e depoimentos pessoais, a peça, que traz em seu elenco a drag queen Alexa Twister, Wes Machado e o dramaturgo Fernando Pivotto, compartilha a pergunta com a plateia e tenta encontrar respostas em conjunto. 
No Teatro Municipal Paulo Roberto Lisbôa, no Centro Cultural Matarazzo, às 20h, o público é levado a refletir sobre o que é comum aos homens gays de diversas gerações, sobretudo quando a sexualidade se intersecciona com outros marcadores sociais no espetáculo dirigido por Cezar Zabell, do Coletivo Inominável. 
Também às 20h, na Praça das Andorinhas da Cohab, a Pagu Cia de Teatro apresenta “Primitiva”, peça com dramaturgia autoral e construção colaborativa que nasceu a partir das inquietações de duas atrizes em falar daquilo que vem se perdendo ao longo da construção da humanidade.
Pautada em pesquisas e estudo popular, filosófico, cênico e antropológico, a montagem, encenada por Ana Paula Morceli, Poliana Wolochen, Barbara Ramires e Elora Carolina, traz a sabedoria e a força de mulheres ancestrais através da linguagem do teatro contemporâneo.

Atividade formativa

Mais cedo, às 10h, quem chega ao Matarazzo para ministrar a oficina “Dramaturgia em Processo” é a atriz, dramaturga e artista orientadora, Daniela Schitini. Com apoio da Poiesis - Gestão Cultural, o objetivo da prática é compartilhar o processo de criação de um discurso cênico do ponto de vista dos atores, que tecem sua escrita na cena dividindo procedimentos, revelando rascunhos, discutindo conceitos e reconstruindo experiências vivenciadas em sua trajetória artística. 
Durante o curso, que acontece com turma única das 10h às 13h e das 14h às 17h, no Espaço Armazém, cenas poderão nascer de uma foto, de uma memória, de canções e também do próprio texto escrito. Trata-se de um convite a uma pesquisa de criação dramatúrgica individual que, depois, resultará em um exercício de construção de uma dramaturgia coletiva.
A oficina possui vagas limitadas e tem como público-alvo jovens e adultos, estudantes, professores e interessados em teatro e cinema, além de diretores, atores e atrizes. A classificação etária é de 16 anos. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente no Balcão de Informações do Matarazzo.

Ingressos

O acesso aos espetáculos realizados pelo Fentepp é gratuito, mas necessita de retirada de ingressos previamente, exceto para os de ruas e praças. A retirada ocorre sempre no dia da apresentação de cada espetáculo, a partir das 9h, no Balcão de Informações do Matarazzo, localizado na Rua Quintino Bocaiúva, número 749, na Vila Marcondes, em Prudente. Cada pessoa pode retirar até dois ingressos, de acordo com a capacidade dos espaços.

SAIBA MAIS
O Fentepp é promovido pelo Governo de Presidente Prudente, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), com apoio do Sesc SP (Serviço Social do Comércio de São Paulo) e Amigos da Arte – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE HOJE

Espetáculo adulto
Inhai - Coisa de Viado
Companhia: Coletivo Inominável
Sábado (19), às 20h, no Teatro Paulo Roberto Lisbôa (Matarazzo)
Classificação: 16 anos
 
Ruas e praças
Primitiva
Companhia: Pagu Cia de Teatro
Sábado (19), às 20h, na Praça das Andorinhas (Bairro Cohab)
Classificação: 14 anos
 
Atividade formativa
Oficina: Dramaturgia em Processo
Com Daniela Schitini
Sábado (19), às 10h, no Espaço Armazém (Matarazzo)
Classificação: 16 anos. Vagas limitadas

Julia Duran

“Primitiva” traz a sabedoria e a força de mulheres ancestrais através da linguagem do teatro contemporâneo

Publicidade

Veja também