Pequenos negócios

Homéro Ferreira

COLUNA - HOMERO FERREIRA

Data 03/04/2022
Horário 05:01

Durante reunião da Frente da Parlamentar do Empreendedorismo foi exposto que das mais de 31 mil empresas de Presidente Prudente, 98% são pequenos negócios, sendo a maior parte dos setores do comércio e serviço.

VEÍCULOS E DOMICÍLIOS
O gerente regional do Sebrae, José Carlos Cavalante, apresentou este e outros números; dentre tais os quais o da grande frota local com mais de 178 mil veículos e o do município com mais de 82 mil domicílios.

FORÇA INSTITUCIONAL
Cavalcante também mostrou na reunião pública de sexta-feira à noite na Câmara Municipal a força institucional do Sebrae que mantém várias parcerias com a iniciativa privada e ao poder público municipal, incluindo ações junto ao terceiro setor.

TRABALHO E RENDA
Criador e presidente da Frente, o vereador Tiago Oliveira (PTB) destacou a importância do encontro para falar de pequenos negócios e geração de trabalho e renda, inclusive para as mulheres através da assistência social pública e privada.

ILUSTRE CONVIDADO
Além de Tiago, estiveram presentes os vereadores, presidente da Câmara, Demerson da Saúde (PSB), Anderson Silva (PSB) e Miriam Brandão (Patriota). O mais ilustre convidado da noite foi o diretor do Sebrae no estado, Guilherme Campos.

CUIDANDO DE GENTE
O diretor de administração e finanças é comerciante em Campinas, foi deputado federal com dois mandatos e foi presidente dos Correios. Guilherme disse que o Sebrae cuida das pessoas que têm ou querem ter o seu próprio negócio.

REFERÊNCIA NO SETOR
Em sua fala citou o presidente da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) Ricardo Anderson Ribeiro, que na reunião estava representado por Rubens Afonso, como referência neste segmento e na federação do setor.

BELA LEMBRANÇA
Após a reunião, em conversa informal com o repórter do Plantão, falou de sua paixão pela Ponte Preta. Daí veio a lembrança de ambas as partes que o ex-vereador Natanael Gonzaga (1964-2020), pai da vereadora Nathália Gonzaga (PSDB) jogou na Ponte.

FALAS NA TRIBUNA
Também fizeram boas falas na tribuna durante a reunião a assistente social da Fundação Mirim, Dayane Martins; o presidente do Codepp (Conselho Municipal de Desenvolvimento) Diego Siquieri; e a secretária municipal desta área Ana Paula Setti.

NOVA COOPERATIVA
Em fala no plenário, mas sem ocupar a tribuna, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucimara Rodrigues destacou a parceria com a Sebrae e contou que a partir de curso para mulheres do Vale das Parreiras está surgindo uma cooperativa.

TRABALHO E VIDA
Demerson reafirmou que a Câmara, como a casa do povo, tem abrigado reuniões como a da Frente Parlamentar do Empreendedorismo diante do entendimento dos 13 vereadores da 18ª Legislatura de que o trabalho transforma vida.

REPRESENTAÇÕES
Presentes ainda o presidente do Grupo Lidera, Marcelo Lebedenco; o diretor regional do sindicato das empresas contábeis Vitor Veiga, o secretário de administração Donizete Veloso e o chefe de gabinete Jonas Martins representando o prefeito Ed Thomas (PSB).

 

Publicidade

Veja também