Peregrinação de Santo Expedito move fiéis de várias localidades

Como forma de agradecimento por indulgências do religioso, devotos caminham até 100 km até a cidade que leva o nome do santo

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 11/04/2019
Horário 10:15
Cedida/ Francisco Ângelo: Durante o percurso, os peregrinos de Caiuá participam de missas e espiritualidades
Cedida/ Francisco Ângelo: Durante o percurso, os peregrinos de Caiuá participam de missas e espiritualidades

A peregrinação de Santo Expedito reúne, todos os anos, fiéis de vários municípios da região que caminham até a cidade que leva o nome do santo padroeiro, como forma de agradecimento por indulgências do santo ou mesmo para realização de pedidos. Esta realidade, leva cristãos a andarem até 100 km. No Brasil, comemorado no dia hoje 19 de abril, sua veneração ganhou presença nos anos 80 e hoje tem multidões de devotos. Além disso, deram seu nome ao município de Santo Expedito, em São Paulo, e Santo Expedito do Sul, no Rio Grande do Sul. 

Em Caiuá, um grupo de peregrinos há 10 anos, realiza o que chamam de “caminhada com fé”. O idealizador, Francisco Ângelo de Sousa, 54 anos, relata que a primeira edição começou com um número pequeno de fiéis, mas que aumenta com o passar dos anos. “Tudo começou com um desejo de fazer um roteiro de visitação ao santuário de Santo Expedito como forma de agradecimento”, destaca.

Ele relata que esta caminhada proporciona um retiro espiritual de três dias, a qual a pessoa estará afastada do “barulho do mundo” e com “coração aberto” para refletir sobre suas ações. “Assim, podemos mudar para ser uma pessoa melhor e ajudar o outro a ser melhor também”, afirma. O roteiro inicia em Caiuá e, em grupo, seguem até Santo Expedito, com paradas e dormitórios preparados ao longo dos três dias.

Em Presidente Prudente, membros da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Maristela, iniciaram a peregrinação há 5 anos e, neste ano, estimam atingir um público de até  400 pessoas. Outras paróquias aderiram à caminhada de fé.

Peregrinação de fé

Há quem vem de muito longe para participar da peregrinação de Santo Expedito. O fiel e autônomo, Alderivan Saldanha Cavalcante, 42 anos, sairá de Fortaleza, Ceará, para participar da caminhada em Presidente Prudente.

Alderivan relata que conheceu a peregrinação desde o momento que começou a ser devoto de Santo Expedito, e que a tecnologia ajudou muito para este contato. Através da plataforma do YouTube, teve acesso à vídeos da 4ª caminhada, no ano passado. “Então fiquei interessado, vi uma reportagem com o telefone do responsável e liguei para o mesmo. Ele, humildemente, me colocou no grupo da 5ª caminhada”, conta.

O autônomo relata que o que leva ir a tão longe é a fé, pois está vindo para agradecimento. “Eu era uma pessoa muito descrente, nunca fui muito de igreja, mas foi acontecendo algumas coisas na vida e, por uma brincadeira, uma senhora me falou, ‘tenha fé que Santo Expedito vai te ajudar, pois ele é o Santo das causas impossíveis’”, lembra.

Após esta ação, Alderivan afirma que começou a procurar informações sobre o intercessor sem muita fé. Na época, ele trabalhava em uma transportadora e por ocasião não pagaram seu salário perto de uma viagem para Rio Grande do Sul.  Por intercessão do santo, afirma que a empresa reconheceu e ele recebeu seu pagamento e até dinheiro extra. “Aquilo foi onde mais me comoveu e nessa viagem, quando eu desci no sul e fui comprar uma água, em cima da banca tinha imagens de Santo Expedito que eu chorei. De lá para cá eu só tenho agradecimento ao santo que intercede por aonde vou”, frisa.

Presidente Prudente

O grupo iniciará a caminhada no dia 18 após a missa de Lava Pés e benção do padre Rodrigo Gomes de Moreno, na Maristela. Após, se direcionam ao ponto inicial, no posto Prudentão, em Álvares Machado, na Estrada da Amizade. Conforme relata o coordenador, a peregrinação tem previsão de cinco horas e 33 km viagem e conta com apoio fixo na cidade de Alfredo Marcondes, para alimentação e o cuidado com o fiel para que chegue ao município de Santo Expedido, no dia 19, às 7h.

Atualmente, a caminhada conta com 50 envolvidos no trabalho e doação para a peregrinação e, durante o percurso, existem momentos de oração, a qual cada pessoa faz seu pedido e a orientação é que a pessoa tenha fé no santo intercessor. 

Caiuá

Em Caiuá, a peregrinação inicia no dia 16, às 6h, com destino à Presidente Venceslau onde recebem o almoço. Logo em seguida, o grupo segue até cidade de Piquerobi, onde dormem. No dia 17, às 6h, as atividades retornam com destino a Ribeirão dos Índios, onde almoçam e caminham até a estância Nossa Senhora Aparecida para repouso. Na manhã do dia 18, o grupo sai com destino a Santo Expedito, com previsão de chegada às 15h30. Ao todo, os peregrinos caminham cerca de 100 km.

Serviços

Para participar da Caminhada da Igreja Maristela, o peregrino pode entrar em contato com a equipe responsável nos telefones (18) 99650-6609 ou (18) 99650-6608 ou através do grupo no Facebook “Caminhada de Fé Santo Expedito”, através do link www.facebook.com/groups/1543963652534253. Não é cobrado taxa de inscrição, mas o grupo disponibiliza um kit com camisa e mochila que parte da arreação é destinada ao Santuário de Santo Expedito.

Na caminha de Caiuá, há uma contribuição de R$ 50 que ajudará na alimentação dos três dias de peregrinação, camiseta e acolhida. As inscrições podem ser feitas no telefone (18) 98150-5129.

 

Publicidade

Veja também