Período eleitoral favorece produção nas gráficas

“A procura vem de candidatos da região, mas também de outros lugares", acrescenta.

PRUDENTE - Laís Ernesto

Data 20/08/2014
Horário 09:56
 

O período eleitoral aumenta o movimento nas gráficas de Presidente Prudente e região. Os trabalhos dobrados levam, muitas vezes, às contratações temporárias para suprir a demanda. A procura depende da necessidade do candidato e da capacidade da gráfica.

De acordo com Florisvaldo Pereira da Silva proprietário de uma gráfica da cidade, os trabalhos chegam a crescer 50%. Os produtos mais procurados pelos candidatos são os santinhos e jornais informativos com recursos trazidos para a região pelos políticos. Cerca de 8 milhões de produtos já foram impressos e a expectativa é que o serviço aumente mais até setembro.

A demanda na produção faz com que a jornada de trabalho também cresça, sendo preciso incluir funcionários no quadro. Silva complementa que já foram contratados três funcionários temporários para ajudar nos pedidos da gráfica. Além disso, o horário de trabalho foi estendido para os finais de semana. "A procura vem de candidatos da região, mas também de outros lugares", acrescenta.

Em outra gráfica, no momento, a procura maior é pelos orçamentos. A expectativa é que cresça com a proximidade da data da eleição. Segundo o proprietário Marco Aurélio Cipola, este período é um dos maiores em produção e, por este motivo, na empresa também será necessária a contratação de novos funcionários.

De acordo com Cipola, a procura deveria ter começado logo o início da liberação para a divulgação das campanhas, mas muitos candidatos ainda preferem lançar os produtos na data mais próxima da votação.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) permite a distribuição de material pelos candidatos até às 22h do dia 4 de outubro, véspera da votação. Os panfletos, santinhos ou santões devem conter o número de inscrição e também o número do CPF do responsável do responsável pela confecção, bem como de quem a contratou e a respectiva tiragem.
Publicidade

Veja também