Periquitos-de-encontro-amarelo encontram novo lar em zoológico

Retiradas do ninho pela interferência da ação humana, aves não sobreviveriam caso voltassem à natureza e agora dependem dos cuidados de equipe de veterinários

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 22/07/2020
Horário 13:16
Cidade da Criança - Aves resgatadas não possuem hábitos selvagens, como busca pelo alimento ou fuga de predadores
Cidade da Criança - Aves resgatadas não possuem hábitos selvagens, como busca pelo alimento ou fuga de predadores

Entre os mais de 190 animais silvestres que vivem no zoológico do Parque Ecológico da Cidade da Criança, em Presidente Prudente, estão os periquitos-de-encontro amarelo (Brotogeris chiriri). As aves, que agora dependem dos cuidados da equipe do Hospital Veterinário, foram retiradas do ninho pela interferência da ação humana quando ainda eram filhotes e acabaram apreendidas pela Polícia Ambiental, que as destinou para o zoológico.

"É uma espécie comum em nossa região, porém, os exemplares não podem voltar à natureza, já que não possuem hábitos selvagens como busca pelo alimento ou fuga de predadores. Se realizássemos a soltura, muito provavelmente não sobreviveriam", conta a bióloga Isabela Alves de Lima Sakita.

Esta semana, a população poderá conhecer mais a respeito dos periquitos-de-encontro-amarelo que vivem no zoológico da Cidade da Criança. A série "Bastidores do Zoo", promovida pelo espaço, irá mostrar a rotina de cuidados oferecidos aos espécimes do plantel. O local está fechado temporariamente para o público, por conta da pandemia do novo coronavírus, a Covid-19.

"A série 'Bastidores do Zoo' tem o objetivo de promover à população uma visita virtual, como uma forma de lazer adaptado à situação atual, mas também é uma maneira de despertar a consciência das pessoas em relação ao trabalho do zoológico, que é manter e proteger animais que dependem de cuidados humanos por diferentes razões", comenta o coordenador do Hospital Veterinário, Túlio Henrique do Oliveira Barcelos.

Além daqueles que são vítimas do tráfico de animais silvestres, o zoológico abriga exemplares com sequelas de atropelamentos em rodovias; órfãos, pois os pais morreram em queimadas; ou que sofreram com a perda de habitat; entre outros motivos que impossibilitam a reintrodução à vida livre.

Todos os exemplares são examinados pela médica veterinária Erica Silva Pellosi, que avalia as condições de saúde de cada um e, em conjunto com toda a equipe do Hospital Veterinário, determina quais as medidas para garantir a esses animais uma segunda chance sob os cuidados humanos.

Para acompanhar o trabalho desenvolvido pela equipe do Hospital Veterinário, basta acessar o site www.cidadedacriancaprudente.com.br ou as redes sociais oficiais da Cidade da Criança (facebook.com/cidadedacriancagovppinstagram.com/cidadedacriancapp).

Publicidade

Veja também