Personalidades do esporte participam de ações

Amanda Caetano, outra atleta que participa desta edição, defende a equipe de Santo André (SP) e integra a seleção olímpica de handebol.

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 29/05/2013
Horário 08:48
 

A atleta de handebol Amanda Caetano, os ex-jogadores de futebol Pepe e Luizão, o técnico de atletismo Adauto Domingues e o de salto em distância, Nélio Moura, além da capitã da seleção brasileira de vôlei e que joga no Sesi/SP, Fabiana Claudino, estão hoje, em Presidente Prudente, para participar do Dia do Desafio. O sexteto integra as atividades do Sesc Thermas, que ocorrem das 9h às 11h e das 14h30 às 16h30.

65 cidades da divisão regional do Sesc Thermas estão confirmadas. Destes, 52 pertencem a 10ª Região Administrativa (RA) do Estado de São Paulo, além de Paraguaçu Paulista, Quatá e João Ramalho, que não integram a 10ª RA, mas onde O Imparcial circula regularmente, integram a lista de participantes. A 10ª RA é composta por 53 cidades, porém, Salmourão não consta na relação divulgada pela instituição.

O projeto realizado anualmente propõe uma interrupção nas atividades rotineiras para a prática de qualquer tipo de atividade física. Só na unidade do Sesc Thermas participam cerca de 500 pessoas nesta oportunidade. O objetivo é transmitir os conceitos do Dia do Desafio, como integração social, criatividade, liderança, espírito esportivo e conscientização sobre a importância de hábitos saudáveis.

Em um primeiro momento, as seis personalidades e falam sobre a presença e a influência da atividade física em suas vidas. "Depois eles integram as ações com o público, como exercícios e recreação", comenta o coordenador regional do Dia do Desafio, Lucas Melo Neves, em nota da Assessoria de Imprensa do Sesc Thermas. Ainda segundo o gestor, como os convidados deste ano atuam em diversos esportes, será possível aos participantes conhecerem mais sobre diversas modalidades. O Dia do Desafio é realizado anualmente e no continente americano é coordenado pelo Sesc São Paulo. A competição busca a conscientização sobre a importância de uma vida saudável – existe a disputa entre municípios do mesmo porte e o autodesafio, em que a cidade tem que superar uma meta previamente estabelecida.

 

Currículo extenso

Ex-atleta do Santos, Pepe marcou 405 gols nas 750 partidas que disputou na carreira. Pelo clube do litoral paulista, atuou entre 1954 e 1969 e se tornou o segundo maior artilheiro da equipe – o primeiro é Pelé. O ex-jogador nunca defendeu outro time no futebol profissional. Pepe também atuou no departamento técnico do Santos, além de trabalhar como treinador – foi campeão paulista com a Inter de Limeira em 1986.

Outro ex-jogador que integra as atividades é Luizão. Ele participou das conquistas do Campeonato Brasileiro de 1999, da Libertadores da América por duas vezes (1998 e 2005, respectivamente pelo Vaso e São Paulo) e do primeiro Mundial de Clubes organizado pela Fifa em 2000, quando jogava pelo Corinthians. Luizão também já foi convocado para a seleção brasileira em 2002, ano em que conquistou o pentacampeonato mundial.

Também estará no Sesc no Dia do Desafio a jogadora Fabiana Claudino. Aos 16 anos, pelo Minas Tênis Clube, ela conquistou a Superliga de Vôlei realizada entre os anos de 2001 e 2002. Na seleção brasileira conquistou o tetracampeonato do Grand Prix (2004, 2006, 2008 e 2009) e dois ouros olímpicos.

Amanda Caetano, outra atleta que participa desta edição, defende a equipe de Santo André (SP) e integra a seleção olímpica de handebol. Entre os títulos conquistados estão o vice-campeonato da Liga Nacional (2002), o Pan-Americano Júnior (2003) e o vice-campeonato Sul-Americano Adulto (2010).

 

Treinadores premiados

Já o técnico Adauto Domingues foi campeão com Marilson Gomes dos Santos na competição de 5 mil metros do Pan-Americano de 2011, em Guadalajara, no México. No mesmo evento esportivo, conseguiu a prata nos 5 e 10 mil metros com a atleta Cruz Nonato. Com Juliana Santos, assegurou a medalha de bronze no Mundial Juvenil de Kingston, na Austrália, em 2002.

O outro técnico que faz parte das atividades, Nélio Moura, alcançou dois ouros olímpicos em uma mesma Olimpíada. Foi em Pequim, nos Jogos de 2008, com Maurren Maggi e Irving Saladino, do Panamá. Ambos no salto em distância feminino e masculino. (Com informações da Assessoria de Imprensa do Sesc Thermas)

 

 

SAIBA MAIS

COMO PARTICIPAR

Presidente Prudente participa de mais uma edição do Dia do Desafio. O evento, que é uma campanha regular e que incentiva a prática de exercícios físicos de livre escolha, desafia as pessoas a interromperem a rotina para prática de 15 minutos contínuos de atividades físicas. Neste ano, a capital da Alta Sorocabana compete com Girardot, cidade localizada na Colômbia. A ação termina às 21h. Para que a participação seja validada e conste na soma do total alcançado pela cidade, após a prática dos 15 minutos contínuos de atividade física, será necessário que o participante entre em contato pelo telefone 3908-3828 ou registre a ação pelo e-mail prudentediadodesafio@gmail.com.
Publicidade

Veja também