Pesquisa científica

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 20/07/2018
Horário 08:40
MUNDO VIRTUAL O mestrando em Mídia e Tecnologia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Bauru, Matheus Teixeira, desenvolve seu projeto de pesquisa sobre vídeos-documentários imersivos, na Fundação Inova Prudente
MUNDO VIRTUAL O mestrando em Mídia e Tecnologia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Bauru, Matheus Teixeira, desenvolve seu projeto de pesquisa sobre vídeos-documentários imersivos, na Fundação Inova Prudente

O mestrando em Mídia e Tecnologia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Bauru, Matheus Teixeira, desenvolve seu projeto de pesquisa sobre vídeos-documentários imersivos, nas instalações da Fundação Inova Prudente. Explicou que na etapa de análise de películas existentes neste formato, Matheus precisava estar imerso no mundo virtual. Na Inova, ele encontrou os equipamentos necessários para isso. “A proposta é criar um guia para roteirização desses vídeos-documentários imersivos, feitos em realidade virtual. Um guia visando que eles façam um roteiro mais adequado desse produto, que é diferente nos aspectos técnicos de um documentário comum”, explica, acrescentando que os públicos-alvo são cineastas, roteiristas, diretores, “sejam jornalistas ou não, que trabalham com vídeos-documentários comuns ou tenham intenção de trabalhar no formato imersivo”.

Bom dia

"Me encantam os palhaços / que se aproveitam das bobagens / para pungir as verdades"

(Manuel de Barros, o poeta pantaneiro)

Spam

Mulheres continuam reclamando: diariamente recebem muitas ligações e mensagens insistentes pelo whattsapp, de lojas tentando vender produtos. Destacaram não ter nada contra o trabalho dos profissionais, mas o problema é que a maioria das lojas estão adotando esse expediente, e isso tornou-se algo que, pela frequência passou a incomodar e atrapalhar o dia a dia das pessoas.

Parceria

Sebrae e Prefeitura de Presidente Prudente estudam a implantação do JEEP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), um programa de educação empreendedora nas escolas, e a implantação de um sistema para desburocratização de abertura e legalização de empresas.

Perfil

Brasil tem 5 milhões de microempresas e 7 milhões de trabalhadores autônomos. As empresas que estão no simples ou micros são responsáveis pela criação de 60% dos empregos gerados no Brasil nos últimos dois anos e meio. 

Thermas Rock

O maior festival de rock do oeste paulista chega a mais uma edição com programação especial que inclui shows, oficinas, bate-papos e atividades complementares, em vários espaços da unidade. Nas noites do bosque, sobem ao palco montado na área verde do Sesc Thermas as bandas prudentinas Reverso, Dustt e Karburalcool, além de Ego Kill Talent (dia 25), Autoramas e Barão Vermelho (26), Pavilhão 9 e BNegão & Seletores de Frequência (27), e Boogarins e Pato Fu (28).

Aula médica

Anatomia cirúrgica da mama voltada para oncoplastia, técnica cirúrgica do grande dorsal e como escolher o implante são alguns dos tópicos que serão abordados no curso Atualização em Imaginologia e Reconstrução Mamária de Presidente Prudente, que será realizado dia 27 de julho na Casa do Médico pela Sogesp- Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo e SBM-Regional São Paulo. Os casos serão discutidos pelos cirurgiões: Fábio Bagnoli e Fabrício Brenelli.

Economia

Apesar de mais caras do que as comuns, cresce entre os consumidores a busca por lâmpadas econômicas, que ajudam a reduzir o desperdício de energia. Elas até podem ter um preço um pouco salgado, porém a durabilidade é maior do que a das incandescentes, iluminam tanto quanto as demais e, sem dúvida, diminuem em muito a conta de luz.

Mosaico

A artista plástica Mara Soares dedica-se à criação de mosaicos de uma beleza única. Em seu ateliê, desenvolve produtos se baseando em conceitos de sustentabilidade e harmonia. Ela explica que o mosaico consiste em peças recortadas, que montadas próximas umas das outras, produzem um determinado efeito visual, mas antes precisa fazer um estudo geométrico minucioso, para ter uma ideia de como vai ser a obra.

ASTRAL Alegria de Marcia Martins Gino ao concluir a corrida de Regente Feijó

Foto: Elisabete Santos

DISPUTA Danubia Ribeiro e Juliana Tedros, lado a lado, na chegada da corrida de Regente Feijó

Foto: Elisabete Santos

TURMA ANIMADA Equipe de monitores que garante a recreação aos hóspedes do Terra Parque Hotel de Lazer

TÉCNICA A mosaicista Mara Soares: arte em diferentes contextos e superfícies

Anda e bebe

Estudo recente, conduzido pela UFSC, mostrou que cada brasileiro caminha, em média, 440 quilômetros ao ano. Outro estudo, feito pela AMB (Associação Médica Brasileira), mostrou que o brasileiro consome, em média, 86 litros de cerveja ao ano. A conclusão é animadora: o brasileiro faz 16,74 quilômetro por litro.

Cursos gratuitos

A Etecri (Escola de Técnicas de Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo) através do Centro Paula Souza oferece 300 vagas nos cursos gratuitos de Grafite, Vitrinista, Recreacionista, Food Styling (gastronomia) e Técnicas de Design de Modas.

O filósofo

Mario Sergio Cortella é sensacional! Tenho todos os seus livros. Leio tudo que ele escreve. Admiro! “Por que fazemos o que fazemos?”, pergunta o instigante Cortella, em um de seus livros.

Intercâmbio

Canadá, Inglaterra, Irlanda e Estados Unidos são os destinos mais procurados pelos prudentinos que querem investir em algum tipo de intercâmbio, segundo a professora Cris Zago, da escola de inglês Cal English e da agência de intercâmbio UGO.

Tecnologia

O Banco de Sangue do Hospital Regional, agora conta com um novo equipamento para testes de compatibilidade pré-transfusionais. Trata-se, portanto, da "Ortho Workstation", máquina capaz de identificar a tipagem sanguínea do doador de sangue e, desta maneira, garantir um procedimento totalmente automatizado. Antes disso, apenas o Hospital do Câncer de Barretos e o Hospital Albert Einstein contavam com o serviço, no Estado de São Paulo.

Imortal

O prudentino Valerio Mazzuoli, jurista e professor de Direito Internacional, autor de vários livros, acaba de ser eleito para Cadeira nº 36 da Academia Mato-Grossense de Letras.  Essa semana ele recebeu na sua casa em Cuiabá, e tive a honra de receber em minha casa, a Comissão de Comunicação Oficial da sua eleição para a Academia Mato-Grossense de Letras, composta pelos professores Amini Haddad Campos, Sueli Batista e Luiz Orione Neto. Também estiveram presentes o presidente da Academia, o Dr. Sebastião Carlos Gomes de Carvalho, sua esposa Rita de Castro, a professora Lucinda Persona (presidente em exercício), o professor Joelson Maciel de Campos e Renata Orione.

DESEMPENHO O médico mastologista Giuliano Tosello ministrou aula e fez parte da banca julgadora do melhor trabalho científico da 8ª edição do Brazilian Breast Cancer Symposium, considerado o maior evento de pesquisa sobre câncer de mama do Brasil.

FORMANDAS As novas medicas Andrieli Vieira e Amanda Meyer

AUTOR Jurista com vários livros publicados, o prudentino Valerio Mazzuoli passa a ocupar a cadeira 36 da Academia Mato-Grossensse de Letras

TURISMO Marcos e Angela Orrigo, na excursão da Companhia de Viagem pela Grécia Antiga

 

RAPIDINHAS

 

Já ouviram aquele ditado: “a vida é curta comece pela sobremesa”!?

 

Vem aí a 24ª Edição do Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente), 9 a 17 de novembro de 2018.

 

Deixar o trânsito mais leve é uma questão de cooperação. Se cada um fizer sua parte, dirigir pode deixar de ser um motivo de estresse

 

Rotary Clube já está organizando a 21ª edição do tradicional jantar à mineira, em prol do Banco de Cadeira de Rodas. Será dia 29 de setembro.

 

Ponto final: Tem que ter fé.

 

Publicidade

Veja também