Pesquisa da Fiesp denota injeção de ânimo nas empresas

Contexto Paulista

As projeções de investimento empresarial no Estado de São Paulo em 2019 configuram impacto positivo em comparação com o ano anterior e retomada da atividade industrial, segundo a Fiesp/Ciesp (Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). Pesquisa da entidade revela um número maior de empresas com a intenção de investir este ano - 67,8%, contra 57% em 2018, o que significa uma elevação na expectativa. Outros pontos da pesquisa revelam o otimismo do empresariado paulista com a economia este ano, como a parcela do faturamento a ser investida: 4,2% em 2019 contra 3,4% em 2018, aumento

COLUNA - Contexto Paulista

Data 08/05/2019
Horário 05:02

Pesquisa da

Fiesp denota

injeção de ânimo

nas empresas

As projeções de investimento empresarial no Estado de São Paulo em 2019 configuram impacto positivo em comparação com o ano anterior e retomada da atividade industrial, segundo a Fiesp/Ciesp (Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). Pesquisa da entidade revela um número maior de empresas com a intenção de investir este ano - 67,8%, contra 57% em 2018, o que significa uma elevação na expectativa. Outros pontos da pesquisa revelam o otimismo do empresariado paulista com a economia este ano, como a parcela do faturamento a ser investida: 4,2% em 2019 contra 3,4% em 2018, aumento de 26,8%.

 

Investimentos em São Paulo

●          A Saps (Serviços Avançados de Processamento de Sólidos) investiu R$ 8,5 milhões em uma nova unidade em Nazaré Paulista, no Interior Paulista. A empresa é formada pela união entre a Dynamic Air, líder global em manuseio de sólidos, e a Hosokawa Alpine, provedora de soluções em tecnologia de processamento de partículas ultrafinas. Tem capacidade para processar até 2 mil toneladas por mês de matérias-primas.

●          Em Louveira, foi inaugurado o primeiro Centro de Inovação da Procter & Gamble no Brasil. A multinacional americana investiu cerca de R$ 200 milhões em instalações e contratação de pessoal especializado. A unidade será dedicada à pesquisa e desenvolvimento de produtos para a América Latina, Rússia e outros países.

●          “O investimento da P&G nesse centro de pesquisa é muito importante para o Estado de São Paulo”, afirma o presidente da agência Investe SP, Wilson Mello. “Ele mostra que oferecemos a estrutura necessária para que as empresas produzam, aqui, o que tem mais valor, atualmente, que é a inovação. Continuaremos nosso trabalho para que mais investimentos como esse se estabeleçam em São Paulo”.

 

Postos do futuro

Grupo de alunos do curso de Informática Biomédica do câmpus de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo) venceu a primeira edição do Hackathon Raízen 2019. O tema da competição foi “Os postos de Combustíveis do Futuro”, no qual os participantes desenvolveram uma proposta de inovação aplicada a esse segmento de negócio a longo prazo. A competição se deu em março, em Piracicaba. Alunos da USP de Ribeirão criaram em 2018 o grupo Neuron, com o objetivo de atuar nas áreas da Ciência dos Dados e Inteligência Artificial. O grupo oferece serviços que vão desde treinamentos em programação (Python), Machine Learning Aplicado, Data Science e Análise de Dados até serviços de consultoria inteligente com a formulação e aplicação de modelos preditivos para melhores tomadas de decisão.

 

Supermercados

A Apas (Associação Paulista de Supermercados) abriu a 35ª edição da sua convenção anual, no Expo Center Norte, na capital. A Apas Show é a maior feira de alimentos, bebidas, higiene, limpeza, equipamentos e tecnologia para supermercados do mundo.

 

Viagem pelo interior

Maio é o mês da 12ª edição do Viagem Literária 2019 pelo interior paulista. No total, 76 cidades paulistas receberão este mês 15 grupos de contação de histórias e apresentações gratuitas itinerantes em bibliotecas de acesso público. O programa é dedicado a incentivar a formação de novos leitores e o prazer da leitura.

 

Cidade dos sonhos

Nos seus sonhos, como é a cidade inovadora para as pessoas? Essa pergunta norteou as reflexões em oficina promovida pela CNM (Confederação Nacional de Municípios) sobre as cidades do futuro. Resiliência, inclusão, vocação, acessibilidade, equidade, ruptura, amor, sensibilidade, participação ativa, colaboração, felicidade, transformação - são algumas palavras apontadas pelos participantes como o caminho para se alcançar a cidade dos sonhos. Em comum na visão dos participantes, a certeza de que não há inovação sem que existam resultados reais na vida da população dessas cidades.

 

Inovação

“Inovar é mudar a vida do cidadão”, afirmou Eduardo Tabosa, secretário da entidade. “Precisa impactar quem está lá na ponta. É aquilo que transforma a vida da Maria e do José. Isso é inovação”.

 

Na Assembleia

Para debater a elaboração de políticas públicas voltadas ao agronegócio no Estado, foi realizada esta semana uma reunião conjunta entre a Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados e a Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista, lançada na ocasião. A nova frente foi criada com o objetivo de traçar uma estratégia entre diversos parlamentares na discussão de temas como o seguro rural, Plano Safra, segurança no campo, conectividade e tecnologia, defesa sanitária, RenovaBio e reformas tributária e previdenciária.

Publicidade

Veja também